Resumo |
A profissão docente vem sofrendo diversas transformações ao longo dos anos, em função de uma miríade de questões conjugadas ou não, presentes na sociedade. Para citar algumas, têm-se o alargamento de oportunidades para o acesso à educação básica, mudanças nos perfis socioculturais da população, novas demandas e cobranças no que tangem a escolarização e a sua qualidade e relacionamentos distintos entre as mídias digitais, as informações e o próprio conhecimento. Em contrapartida, a persistência na falta de políticas públicas e de ações que priorizem o investimento na educação básica e que contribuam para a eficiência dos processos gestores na escola, são alguns problemas, aqui arrolados, que os professores enfrentam. Entre estes e tantos outros desafios e transformações não mencionadas, encontra-se o docente, suas formações, seu cotidiano de trabalho e suas experiências, cada vez mais dinâmicas, em função dos contextos vividos. Portanto, são nestas condições que o trabalho do professor se entende como produto e produtor social, fazendo daquelas experiências, pregressas e presentes, instrumentos para a manutenção ou recriação dos saberes comunicados inseridos em determinada cultura. Assim, em sociedades como a brasileira, que sofrem com transformações repentinas e de avolumada repercussão, um ponto que chama atenção e que reverbera nas formas sociais, as quais, os professores são representados, referem-se as propostas e os modos que efetivam a formação destes profissionais. Neste sentido, fazem-se importantes as tarefas de estudar e de depreender a formação inicial do professor, seu exercício profissional e as relações entre as instituições universidade e escola para o seu processo de desenvolvimento profissional. Portanto, ensejando propor reflexões acerca das ações e dos espaços híbridos (ZEICHNER, 2010), que compõem e são compostos pelo professor, o trabalho almeja discutir o estágio curricular supervisionado, como elemento coesivo nos processos de formação inicial e no relacionamento escola-universidade. As motivações deste trabalho direcionam para a importância de se discutir a formação do professor que tem papel fundamental na transformação das futuras gerações. Um primeiro exercício de revisão bibliográfica já sinaliza para a carência de pesquisas na área de formação docente que oferecem protagonismo ao estágio(CALDERANO, 2012) e indicam problemas nas concepções e nas práticas do estágio no interior dos cursos de licenciatura (GATTI; BARRETO, 2009). Logo, o aprofundamento da compreensão do estágio curricular supervisionado na formação inicial docente, relacionando principais autores e obras relativas ao tema, se mostram salutar à constituição de um repertório de conhecimento sobre o tema que subsidie ações no interior dos cursos. |