Resumo |
Muitas experiências em Educação Popular, em espaços não formais, promovidos por movimentos sociais acontecem pelo Brasil e na região de Viçosa. Destaca-se aqui a Escola Nacional de Energia Popular (ENEP), situada na comunidade Colônia, zona rural de Viçosa. A Escola surge como demanda dos movimentos sociais da região e em 2015 se configura como associação, sendo organizada e conduzida por representantes dos movimentos sociais. Na concepção da ENEP está o trabalho como princípio educativo. Por meio do trabalho coletivo este espaço vem sendo construído. A prática do mutirão é o caminho para a realização das ações e momento de reflexão, aprendizado e formação política. Cabe ressaltar que o Trabalho como Princípio Educativo e a Educação Popular são pilares do curso de Licenciatura em Educação do Campo-Ciências da Natureza da UFV (LICENA). Este trabalho teve por objetivo caracterizar as práticas educativas populares, promovidas por movimentos sociais, em espaço não formal de aprendizagem, visando subsidiar ações educativas na LICENA, coerentes com as demandas dos sujeitos coletivos do campo e analisar como essas práticas educativas adotadas na ENEP contribuem com a formação humana e como promovem a aprendizagem significativa na Educação do Campo. A metodologia adotada foi a observação participante, o caderno de campo e as entrevistas semiestruturadas. Deste modo, foi realizado o levantamento descritivo dos processos de ensino aprendizagem praticados durante as ações desenvolvidas mensalmente na ENEP, tais como: mutirões, seminários e encontros, grupos de estudo, estágio, cursos e oficinas. Os resultados desta pesquisa de campo estão sendo aliados ao referencial teórico dando subsídios à análise das práticas educativas populares e suas contribuições à Educação do Campo. Foi possível verificar que o processo de ensino aprendizagem na ENEP é participativo, causa motivação aos participantes, valorizando suas experiências anteriores. Diversas temáticas ligadas a realidade são tratadas neste espaço educativo não formal contribuindo com o processo de desenvolvimento humano, fortalecendo a Educação do Campo. As experiências educativas na ENEP contribuem com a formação de educadores(as) do campo, através de metodologias participativas populares, tendo como base o trabalho como principio educativo, aproximando e integrando conhecimentos acadêmicos e populares, aproximando os participantes das realidades do campo. |