Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11210

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Margarida Teresinha Cunha de Andrade
Orientador MICHELLE NAVE VALADÃO
Título Análise das Hipóteses da Escrita de Crianças Surdas Falantes da Libras
Resumo O processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) escrita para surdos que têm a Libras como língua materna constitui-se em uma problemática que tem sido frequentemente observada nos espaços escolares. Considerando que os surdos não dominam a modalidade oral da LP, dada a ausência de inputs auditivos, recentes estudos no campo da Linguística Aplicada ao ensino de línguas defendem que esse processo deve ser baseado em metodologias de segunda língua, e desenvolvido a partir do uso das habilidades interativas e cognitivas que a criança conquistou através de suas experiências com a língua de sinais. Para as crianças ouvintes, o conhecimento sobre a aprendizagem da escrita foi consolidado pela Teoria da Psicogênese da Escrita, de autoria de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. As autoras defendem que as crianças constroem hipóteses sobre a escrita, que são pautadas no conhecimento que elas já possuem sobre a língua falada e na exposição aos textos escritos. No entanto, até o presente momento, não há estudos que expliquem como as crianças surdas, que se comunicam por meio da língua de sinais, aprendem a ler e escrever a modalidade escrita de uma língua oral. Mediante isso, procuramos compreender como as crianças surdas constroem suas hipóteses de leitura e escrita em LP, tento por base uma língua de modalidade visual e espacial. Também buscamos identificar como se desenvolvem as etapas de construção da escrita, atribuindo novos significados à clássica Teoria da Psicogênese da escrita. Para isso, o trabalho foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, e de uma metodologia do tipo analítica descritiva, na qual foram analisadas as produções escritas de cinco crianças surdas em processo de aprendizagem da LP. As análises pautaram-se na abordagem bilíngue, considerando as particularidades relativas às modalidades diferentes das duas línguas, Libras e Língua Portuguesa, e a presença, no texto escrito, das características visuais da Libras. Os resultados demonstraram que para as crianças surdas as hipóteses propostas pela teoria mencionada se processam de maneira superficial, pois são baseadas em uma construção sonora. Para os surdos, a escrita se constrói a partir de elementos imagéticos, por meio da memorização da estrutura visual das palavras que são de uso habitual da criança, e que são aproveitadas para representar as ideias, os pensamentos e os objetos que se pretende expressar. Agradecemos ao CNPq pelo apoio financeiro fomentado.
Palavras-chave Português, Ensino, Surdez
Forma de apresentação..... Oral
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