Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11206

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Andressa de Paula Ramalho
Orientador RITA DE CASSIA PEREIRA FARIAS
Outros membros Ana Lucia Pires, Edna Lopes Miranda, Lídia de Jesus Souza
Título Jogos como viabilizadores à sociabilidade, à prática cognitiva e ao resgate das memórias dos idosos**
Resumo Embora o Brasil tenha aumentado significativamente a população de idosos, resultado dos investimentos na área social e da saúde, Creutzberg, Thober e Viegas (2005) afirmam que a sociedade não tem preparo suficiente para efetuar a assistência necessária e adequada aos idosos, manifestando consequências negativas que influem na qualidade de vida dos mesmos. Por outro lado, os projetos de extensão universitária realizados juntos aos idosos, têm possibilitado a integração intergeracional, o conhecimento sobre as especificidades da velhice, bem como o preparo profissional para atuar junto aos idosos. Dessa forma, o presente resumo se insere no projeto de extensão intitulado "Exercitando o cérebro: Jogos e Sociabilidade na Velhice", desenvolvido junto aos idosos que participam do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI) no município de Viçosa-MG. O projeto trata do uso de jogos como estratégia que incentiva a integração, a troca de experiências e conhecimentos entre os idosos, bem como a troca intergeracional entre os idosos e os jovens universitários que participam como bolsistas ou voluntários do projeto. Em termos metodológicos, as oficinas lúdicas são realizadas mediante a aplicação de jogos industrializados como também de jogos confeccionados pelos membros do grupo, de acordo com a demanda dos idosos e com a viabilidade de aquisição dos materiais exigidos em sua confecção. Os resultados parciais do projeto, que se encontra em andamento, evidenciam que os jogos, enquanto atividade cultural, artística, lúdica e interativa, promovem o desenvolvimento cognitivo-motor, a sociabilidade e o resgate da memória, promovendo a integração, a cooperação e o entretenimento entre os participantes, refletindo favoravelmente no processo de envelhecimento saudável, dinâmico e alegre. Tais resultados corroboram a assertiva de Gomes (2004), que destaca que a prática do convívio social contribui para um envelhecimento com saúde, proporcionando autoestima e melhoria na qualidade de vida.
Palavras-chave Sociabilidade, jogos, envelhecimento
Forma de apresentação..... Painel
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