Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11199

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniel do Carmo Sales
Orientador THIAGO DE MELO TEIXEIRA DA COSTA
Outros membros BRUNO TAVARES
Título Educação Previdenciária: Informar para conhecer, conhecer para participar
Resumo A Previdência tem como objetivo principal resguardar legalmente, com recursos financeiros oriundos de diferentes fontes, a classe trabalhadora, quando esta é afastada do mercado de trabalho perdendo sua capacidade laboral por motivos de doença, invalidez ou idade avançada. Wilhelm aponta em seu artigo intitulado “A necessária educação previdenciária: a lei de acesso a informação e o exercício da cidadania”, que os beneficiários da previdência são carentes de informação a respeito de seus direitos e procedimentos como a maioria das pessoas quando necessitam utilizar os serviços públicos. Considerando estes pontos, o projeto de extensão desenvolvido por meio do Grupo de Pesquisa em Previdência do Departamento de Administração da UFV, identificando estas lacunas particularmente na comunidade viçosense, segue pesquisando continuamente, produzindo pesquisa e ensino, mas também com o intuito de levar até os atores envolvidos da sociedade parte desta realidade pesquisada, gerando transbordamento do conhecimento.
Em Viçosa, tem-se o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Viçosa (IPREVI), parceiro do Grupo de Pesquisa em Previdência do Departamento de Administração da UFV, para o qual os servidores nele envolvidos são público-alvo desde o início do projeto em 2015. Assim, neste quinto ano do projeto (PRJ 036/2018; 2017 52797; PRJ-114/2016, PRJ-186/2015) pretende-se avançar nos pontos em que se notam as maiores carências e nos aspectos metodológicos do processo de formação. Segundo Gouveia (2017), a gestão das unidades de regime próprio vai além de equilíbrio financeiro e atuarial, abrangendo aspectos como participação, controle e monitoramento. Neste sentido, existem os Conselhos de Administração, cujos quesitos de operacionalização são definidos pelos municípios, com o papel de defender os direitos dos segurados e do ente federativo. Desta forma, quando o conselho participa efetivamente do direcionamento estratégico da unidade gestora e do processo de decisão, além da fiscalização formal, ocorre maior colaboração com a gestão do RPPS. Um dos principais problemas entre os servidores, incluindo os membros de conselhos, é a carência de entendimento a respeito de previdência, não só em relação à ausência de informações do instituto que estão vinculados, mas também o desconhecimento de conceitos básicos sobre previdência e formas de participação.
A ideia central é dar sequência no projeto iniciado em 2015, tendo em vista que os resultados são esperados em médio e longo prazo. Busca-se ampliar o número de beneficiários e aprofundar o conhecimento daqueles que já participaram. Como resultado, esperam-se cidadãos com um maior poder de análise crítica, capazes de compreender razoavelmente este assunto, levá-lo a participar de discussões a respeito, conhecer melhor seus representantes que tomam decisões por eles no que diz respeito a Previdência.
Palavras-chave Educação Previdenciária, RPPS, Previdência Social
Forma de apresentação..... Painel
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