ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Ciências Exatas e da Terra |
Setor | Departamento de Matemática |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Arthur Jose Ferreira Torres |
Orientador | MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA |
Título | Geometrias para além de Euclides |
Resumo | A Matemática, desde os primórdios da humanidade, apresenta-se como uma disciplina do olhar, do interpretar e do atuar sobre a realidade, é parte da História do homem. A obra de Euclides, os Elementos (300 a.C.), desponta como uma preciosidade, tanto pela consideração de seu conteúdo quanto pela forma. É uma obra clássica que orientou o ensino de Geometria por séculos. Considerada uma referência cultural que não pode ser esquecida pelas gerações atuais, primordialmente pelos professores de Matemática. Assim sendo, esta pesquisa fundamenta-se numa visão da matemática tecida pela cultura dos homens no decurso da História. O ensino de Geometria no Brasil e em diversos países tem sido objeto de preocupação de professores e pesquisadores matemáticos (Pavanello, 1989; Miorim, A. M., Miguel, A. e Fiorentini, D., 1993). A Geometria, durante séculos, ocupou um lugar de destaque na formação intelectual e no desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo dos indivíduos (Lorenzato, S. e Vila, M.C., 1993). No entanto, a partir de meados do século XX, o ensino da Matemática passa por modificações procurando ajustar-se às novas concepções e formalizações matemáticas. (D’Ambrósio, 1987; Bürigo, 1989; Vitti, 1998; Soares, 2001). Estas mudanças favoreceram, segundo Soares (2001), a um abandono do ensino da Geometria pelos professores, visto que não tiveram uma preparação adequada no sentido das transformações curriculares apregoadas. Há, atualmente em curso, ainda que incipiente, um movimento educacional de resgate da importância da Geometria no ensino. A presente pesquisa visa contribuir para este esforço de retomada da importância da Geometria na educação. É, também, nosso objetivo colaborar com a formação docente na licenciatura em matemática. O ensino de Matemática, como uma construção social, deve possibilitar ao aluno tomar conhecimento das noções e teorias matemáticas bem como do tecido histórico-cultural em que estes conceitos e teorias matemáticas se desenvolveram. Os aspectos culturais das sociedades interferem diretamente na construção dos objetos matemáticos. A Educação Matemática deve promover a compreensão integrada destes dois aspectos. A proposta desta pesquisa é a de revisitar as origens históricas do conhecimento geométrico para a compreensão destes saberes. Na geometria, a matemática grega alcançou seu ápice. Os Elementos, escrito por Euclides em torno de 300 a.C., está organizado como sistema dedutivo (axiomático). Constatamos que a geometria se coloca historicamente desde a Antiguidade e permanece como um campo de estudo nos dias atuais. Interessa-nos neste trabalho, particularmente, estudar as geometrias no decorrer da história, tendo como referência a geometria euclidiana e os Elementos de Euclides. Temos como objetivo geral estudar as geometrias no decorrer da história, de Euclides a Hilbert, passando por Descartes, Saccheri, Lobachevsky, Bolyai, Riemann e Gauss, favorecendo a compreensão da matemática como fenômeno histórico-cultural. |
Palavras-chave | Geometrias, Euclides, Ensino |
Forma de apresentação..... | Painel |