Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11188

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Henrique Gabriel dos Santos
Orientador JULIO CESAR COSTA CAMPOS
Título Simulação numérica da combustão em uma malha móvel de um motor de combustão interna com auxílio do código computacional CHEMKIN.
Resumo O objetivo desse trabalho foi analisar uma simulação numérica da combustão utilizando uma malha móvel com auxílio do CHEMKIN-CFD, com a intenção de estudar as emissões de poluentes, bem como as temperaturas e pressões envolvidas no processo de combustão. É fato que a maioria da energia utilizada atualmente no mundo é proveniente de combustíveis fósseis derivados do petróleo, como por exemplo, o diesel, o metano e a gasolina. Isso se deve principalmente pelo domínio do homem sobre sua extração e a alta capacidade energética desses compostos químicos. Porém, devido à emissão de poluentes como CO2 e CO, e também os compostos de óxido nítrico, denominados NOx, esses compostos químicos são responsáveis pelo aumento do efeito estufa. Além disso, tais poluentes são também responsáveis por produzir efeitos nocivos à saúde humana e consequentemente diminuindo a qualidade de vida da sociedade. Visto isso, fica claro a importância do estudo e da análise detalhada da emissão de tais poluentes durante o processo de combustão. A metodologia utilizada nesse estudo tem como base uma geometria de motor de combustão com ignição por compressão, sendo o diesel o combustível empregado. Assim, foram analisadas duas situações através da simulação numérica realizada no software FLUENT-CFD na seção CHEMKIN CFD. A simulação foi realizada considerando uma rotação de 1500 rpm e 3000 rpm com ângulos de virabrequim de 712 a 832 graus para análise da temperatura e pressão no interior da câmara de combustão do ciclo diesel. Os resultados apresentados evidenciaram para a rotação de 1500 rpm uma variação de temperatura de 655 a 844K para um ângulo de virabrequim da ordem de 832 graus e de 1500 a 1900K para um ângulo de virabrequim da ordem de 712 graus. A partir da temperatura acima de 1800k, o mecanismo de Zeldovich foi ativado e evidenciou-se um pico de Nox térmico da ordem de 0,015 gmol/m(3)-s. Ainda, constatou-se um pico de fração máxima do poluente NO em torno de 1,25x10(-5). Verificou-se para ângulos de virabrequim variando de 700 a 750 graus um pico elevado de pressão de 1,5x10(07)Pa. Para rotação de 3000 rpm apresentou-se temperaturas superiores a rotação de 1500 rpm, considerando o ângulo de virabrequim de 832 graus. Para o ângulo de 712 graus as temperaturas alcançam uma similaridade com a rotação de 1500 rpm, da mesma maneira a pressão no interior do cilindro em relação ao ângulo de virabrequim. Evidenciou-se um pico de Nox, na rotação de 3000rpm com ângulo de virabrequim de 712 graus, no momento em que ocorreu a ignição por compressão do diesel,as temperaturas elevaram-se no interior da câmara de combustão ocasionando um pico de 0,017 gmol/m(3)-s. Conclui-se que, a metodologia apresentada foi eficiente, deixando claro ao longo do estudo, a sua complexidade e necessidade de maior aprofundamento no assunto, visto a sua relevância para o âmbito acadêmico, industrial e econômico.
Palavras-chave Mecanismo de Zeldovich, Ângulo de virabrequim, Emissão de poluentes
Forma de apresentação..... Painel
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