Resumo |
O projeto de extensão “LudC-Art: Resgatando a Cultura Lúdica e Artística na Infância” é vinculado ao curso de Licenciatura em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa/UFV e tem como principal objetivo promover atividades lúdicas, prioritariamente com crianças de 2 a 12 anos de idade, a fim de resgatar a cultura lúdica em diferentes espaços da comunidade de Viçosa e cidades circunvizinhas. O projeto é desenvolvido por meio de eventos itinerantes em espaços formais e informais de educação. O bolsista organiza a equipe de trabalho, realiza um levantamento sobre espaços públicos de lazer e cultura existentes na microrregião de Viçosa buscando estabelecer parcerias. As atividades são realizadas por meio de oficinas de artes plásticas; brincadeiras musicais; atividades com jogos; oficinas de produção de brinquedos/jogos com sucatas; atividades com acessórios para dramatização e oficinas com “jogos tradicionais”. Durante as atividades as crianças têm total liberdade para escolher com o que irão brincar. Tendo início em 2012, atualmente o projeto atende quinzenalmente o Centro Inter profissional de Apoio à Criança e ao Adolescente-CIACA em Viçosa com aproximadamente 20 crianças e adolescentes, Escola Padre Jaime Antunes de Souza em Coimbra, com aproximadamente 100 crianças e a Escola Municipal Almiro Paraíso, na zona rural de Viçosa, com aproximadamente 30 crianças; Mensalmente a Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar-Quintal Solidário, com aproximadamente 25 crianças; uma vez por semestre a Feira Agroecológica e Cultural da Violeira, com aproximadamente 20 crianças; eventos anuais como a 5ª edição da “Estação Lúdica do curso de Educação Infantil”, com aproximadamente 40 crianças, O Dia Mundial do Brincar no Museu e Pinacoteca da UFV, com aproximadamente 80 crianças e a I Semana Mundial do Brincar em Viçosa, com aproximadamente 800 crianças, dentre outras demandas advindas da comunidade de Viçosa e cidades circunvizinhas. Com a realização do projeto possibilitamos às crianças, suas famílias e comunidade não só conhecer sua cultura lúdica por meio das manifestações artísticas e culturais, mas também conhecer outras culturas lúdicas por meio de vivências propostas pelas atividades. O projeto também permite ampliar a formação dos estudantes através de observações e trocas com os profissionais envolvidos, além de possibilitar maior estreitamento nas relações universidade-comunidade por meio de práticas e ações extensionistas que valorizam a produção e socialização do conhecimento, fortalecendo o elo entre o saber e o fazer. A iniciativa de se concretizar esse trabalho foi inspirada no fato de que a brincadeira se caracteriza como um produto cultural, advindo do contexto e das particularidades de cada grupo considerando, portando, que cada comunidade local tem seus valores, crenças e costumes próprios e os resultados obtidos tem reafirmado a importância das vivências lúdicas para a formação do ser humano. |