Resumo |
A bicicleta, ou simplesmente “bike”, é tida como um importante meio de deslocamento ou de lazer que vem ganhando importância e valorização não apenas entre os jovens, mas também, em várias faixas etárias e classes sociais, sendo concebida como um meio de transporte de solução rápida ao caótico fluxo urbano de nossas cidades, além de ser uma forma de lazer e possibilitar uma melhor qualidade de vida. O papel e a importância do uso da bicicleta como forma de deslocamento e mobilidade são muito discutidos, não só nas grandes cidades, mas também nos pequenos centros urbanos, constituídos por ter um sistema deficitário de transporte coletivo e que contribui para a precariedade do trânsito local. Entretanto, percebe-se uma redução do seu uso como forma de deslocamento ou mobilidade, provavelmente em função da violência urbana, da inexistência de uma política pública que valorize sua prática, ou mesmo por falta de investimentos em ciclovias e ciclofaixas, que possam garantir a segurança dos ciclistas, seja na cidade ou no Campus da UFV, ou até mesmo a inexistência de um sistema de aluguel de bicicletas para estimular os estudantes a privilegiar esse meio de transporte, o qual tem sido muito difundido nas grandes metrópoles brasileiras que disponibilizam bicicletas para o deslocamento urbano. O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da bicicleta no processo de deslocamento urbano e na qualidade de vida dos alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação/COLUNI, localizado na cidade de Viçosa – MG, cidade universitária, fortemente marcada por uma população jovem e que num passado próximo, vivenciou um intenso fluxo ciclístico. Metodologicamente, a pesquisa segue um caráter analítico descritivo e visa compreender a existência de uma relação entre bicicleta, mobilidade, lazer e estudantes secundaristas. Realizou-se uma pesquisa com 150 alunos das três séries do Ensino Médio do CAp/COLUNI buscando compreender o conhecimento que se tem da bicicleta como forma de deslocamento, voltada tanto para a necessidade pessoal de deslocamento quanto para o lazer, além de analisar a presença das bicicletas no cotidiano dos estudantes, que comumente vão para o colégio a pé, alegando não ter bicicleta por desinteresse ou insegurança no trânsito. Como resultado, observou-se que, há uma consciência generalizada da eficácia desse meio para a mobilidade urbano, fenômeno que tem se tornado cada vez mais frequente, nos grandes e pequenos centros urbanos, alertando para a necessidade de medidas que visem à melhoria no deslocamento nas cidades, apontando a bicicleta como alternativa ao transito local. Em síntese, a bicicleta, meio não motorizado e sustentável, é uma opção viável na melhoria da mobilidade urbana, entretanto, os alunos pesquisados pouco priorizam o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. |