Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11179

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Jéssica Angelo Pereira
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Outros membros Adriana Machado Penna
Título Do Alargamento e do Estreitamento: A Formação do Pedagogo na Resolução CNE/CP n.1, 15 de maio de 2006
Resumo Trata-se da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa onde tenciona-se estudar a formação do pedagogo instituída pela Resolução CNE/CP n.1, 15 de maio de 2006, e a possível presença de orientações de Organismos Multilaterais (OM) na referida Resolução. Tendo por recorte temporal os anos de 1990 à 2018, para atender nossa compreensão desta conjuntura histórica que, reconhecida como a década das reformas impulsionadas pelo modelo neoliberal de Estado, os anos 1990, e os anos 2000 como período de intensificação destas reformas. Para constituirmos problema, objetivos, justificativa, referencial teórico e metodologia de nossa pesquisa, realizamos uma revisão bibliográfica no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Na procura dos trabalhos selecionamos, em um primeiro momento quatro palavras-chave: “organismos multilaterais”, “política de formação de professores” “formação de pedagogo” e “ideários educacionais pós-modernos”. No processo de seleção dos trabalhos elaborei quatro critérios para servirem de orientação, que podemos resumir:
C. 1: Trabalhos que abordem a influência das OM na elaboração de políticas educacionais no Brasil;
C. 2: Pesquisas publicadas entre os anos de 1990 a 2018;
C. 3: Pesquisas que relacionem as orientações de OM com a formação de professores;
C. 4: Estudos que tratem da formação do pedagogo sob a influência dos OM;
Assim, foram selecionadas seis pesquisas: uma tese e cinco dissertações. Com este pequeno número de estudos encontrados, resolvemos retomar o Catálogo da Capes para realizar uma nova pesquisa, desta vez com as palavras-chave: “Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia”, “Organismos Multilaterais” e “ideologias pós-modernas. Foram seletas apenas três pesquisas: uma tese e duas dissertações. Após realizada a revisão destes trabalhos avançamos para a seguinte problematização: como a ideologia presente na pedagogia das competências conforma o pedagogo, formado com base nas DCNP, no projeto do capital? Este questionamento nos leva a nosso objetivo geral que busca apreender o papel da pedagogia das competências presente nas DCNP e seu sentido para a expansão do capital pós-crise de 1970. E, de modo específico, compreender e sistematizar a concepção de conhecimento que está presente na formação do pedagogo sob as DCNP; apreender e denunciar o sentido ideológico da possível relação entre ideários educacionais pós-modernos e pedagogia das competências no texto das diretrizes; assimilar o real significado entre teoria e prática na atual formação do pedagogo;
Nossa metodologia consiste em analisar documentos tanto de OM quanto de publicações de políticas nacionais, tendo como foco principal as DCNP. Temos por fundamentação teórica os estudos de Harvey, Mészáros, Jameson, Saviani, Duarte, Evangelista, Shiroma, Heller, Kosik e Wood.
Palavras-chave Resolução CNE/CP n.1 de 15 de maio de 2006, Organismos Multilaterais, Formação do Pedagogo
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,67 segundos.