Resumo |
O NEPARC, Núcleo de Estudos e Práticas Artístico Corporais, criado em 2012, projeto que integra o Programa Argumentos do Corpo, tem como propósito a produção de conhecimento através de pesquisa e construção de espetáculos de Dança e Performance. Busca acompanhar e promover ações que permitam aos seus participantes desenvolver novas linguagens e tecnologias atentos e inseridos no contexto contemporâneo das artes. Em 2019 faz parceria com o projeto do artista e coreógrafo Vanilton Alves de Freitas - Lakka (UFU), a Residência Coreográfica Cópia que consiste na composição de uma matriz coreográfica elaborada em forma de jogo contínuo sendo composto por três elementos/funções, Condutores, Conduzidos e Cópias. Tais funções são rotativas e permitem aos jogadores/intérpretes vivenciarem todas elas, promovendo experiências diversas sem compromissos ou expectativas quanto a características de formação ou de gênero. A composição/matriz se estabelece como um fluxograma que possui autonomia, porém é a interação dos intérpretes com o jogo e a disposição destes de tomar decisões que sugerem e/ou definem suas capacidades de negociar as dimensões subjetivas, objetivas e poéticas constantemente. A primeira edição da Residência Cópia aconteceu no Departamento de Artes e Humanidades, em novembro de 2018 aberta a 15 participantes do Curso de Graduação em Dança/UFV e, a segunda, em janeiro 2019, ambas em parceria com o NEPARC. Tais experiências fomentaram a criação de uma ferramenta facilitadora de memorização, compreensão das regras e de estratégias pertinentes à composição da matriz coreográfica durante o jogo. Uma das soluções encontradas foi a criação de material em vídeo e a criação de um sistema interativo destes vídeos na plataforma do Youtube, que permite aos participantes reconhecer e vislumbrar a potencialidade da diversidade de tomadas de decisões pertinentes a construção de uma poética do jogo, aquela constituída em tempo real no momento da prática. Mesmo em fase beta, o uso do Youtube como estratégia de mediação tecnológica possibilitou reflexões e revisões que se fundamentaram na interação do usuário com os conteúdos propostos, aguçando a percepção de presença real/virtual, trazendo para a composição em dança, por exemplo, infinitas possibilidades de encontros e acasos. Servindo, portanto, para compor e instrumentalizar ensaios presenciais e não presencias, colaborar com preparação artística dos jogadores/intérpretes e elucidar o potencial relacional entre obra e público. |