Resumo |
INTRODUÇÃO: O diagnóstico do desempenho da agilidade poe auxiliar na detecção e jovens talentos esportistas ou, identificar jovens com deficiências motoras. Tabelas normativas são importantes referenciais do Educador Físico para sua prática profissional. No Brasil não se tem dados normativos de dois testes usualmente utilizados nos EUA e na Europa sendo eles o Illinois Agility Test (IAT) e o T-Test Half (T-TH). OBJETIVOS: (1) Estabelecer curvas normativas do desempenho da agilidade para a população de jovens adolescentes escolares empregando os testes IAT e T-TH; METODOLOGIA: Foram avaliados 649 jovens adolescentes escolares entre 14 e 18 anos, sendo 289 do sexo masculino (M) (67,786 ± 13,25 kg; 173,9 ± 6,3 cm) e 360 do sexo feminino (F) (60,140 ± 13,17 kg; 162,16 ± 6,18 cm)recrutados em uma escola da rede estadual em Belo Horizonte (MG). Foram aplicados os testes IAT e T-TH em dias diferentes. O tratamento estatístico compreendeu uma análise descritiva dos dados, além dos valores percentis. RESULTADOS: O desempenho médio observado no IAT para o sexo masculino foi de 19,98 ± 1,63 (16,54 – 28,80 seg). Foram estabelecidos os seguintes valores de percentis para o IAT M (P5 < 17,76 seg) para categoria “Excelente” e P80 >21,21 seg como “Muito abaixo da média”. No sexo feminino o desempenho médio foi de 23,59 ± 2,06 (19,51 – 33,94 seg). Para o IAT F foram estabelecidos (P5 < 20,84 seg para categoria “Excelente” e P80 > 25,08 seg “Muito abaixo da média”. No T-TH foram obtidos tempos médios de 6,50 ± 0,67 (4,84 – 8,51 seg) sendo a curva de percentil de (P5 < 5,41 seg) para categoria “Excelente” e P80 > 7,08 seg como “Muito abaixo da média”. Nas mulheres o rendimento médio foi de 7,39 ± 063 (5,56 – 10,63 seg), tendo um percentil (P5 < 6,39 seg) para categoria “Excelente” e P80 > 7,84 seg. “Muito abaixo da média”. CONCLUSÕES: Foram elaboradas curvas de desempenho da agilidade para estudantes, conforme sexo e tipo de teste empregado, colaborando para detecção de talento quando obtiver no IAT um rendimento menor ou igual a 17,76 seg para os meninos e 20,84 seg para as meninas. Para o T-TH os valores de excelência serão com desempenhos igual ou inferior a 5,41 seg nos meninos e 6,39 seg nas meninas. |