Resumo |
Introdução:O presente projeto acontece desde 2014 na sede do centro da Rebusca (Ação Social Evangélica Viçosense), oferecendo uma iniciação esportiva diversificada e orientada para crianças em situação de vulnerabilidade social.Objetivo:O objetivo do projeto é resgatar a cultura do jogo de rua, por meio da realização de atividades lúdicas em forma de jogo e brincadeiras,buscando desenvolver as capacidades motoras e cognitivas das crianças,além de valores sociais.Principais ações: O público alvo são crianças de 3 anos (Creche) e de 6 a 12 anos(Centro Estudantil),que freqüentam o projeto social realizado no Rebusca, totalizando 112 pessoas atendidas. As aulas acontecem duas vezes na semana, para quatro turmas do Centro Estudantil e uma vez na semana para as duas turmas da Creche, com duração de 30 minutos cada.A metodologia utilizada para iniciação esportiva é o ensino da Escola da Bola,que possibilita às crianças experimentar diversas formas de movimento, com liberdade de jogar,porém, compreendendo o jogo.Resultados:Observou-se que as crianças de 10-12 anos apresentaram uma melhor compreensão dos jogos,principalmente no que diz respeito há diferenciação dos momentos de ataque e defesa,da necessidade de fazer uma troca de passes rápida para conseguir marcar o ponto e que para isso,é necessário se desmarcar para a criação de linhas de passe.Para as crianças de 8-10 anos, a maior evolução foram em atividades que envolviam habilidades com a bola,como reconhecer a posição/movimentação do colega/adversário, com acréscimo de situações que envolviam a cooperação entre eles.Já as crianças de 6-8 anos,a maior dificuldade inicial era a distribuição dos jogadores no espaço de jogo,concentrando todos próximos à bola.Assim,de forma a solucionar esta situação,a bolsista trabalhou muitas atividades que mostravam a importância da movimentação dos jogadores que não estavam em posse de bola.Além disso, observou-se uma melhoria na habilidade fundamental de receber a bola, sendo que muitas crianças tinham medo de não conseguir retê-la. Nas crianças da creche, de 3 anos, pode-se observar grande evolução nos aspectos de equilíbrio e habilidades motoras básicas de locomoção, principalmente de correr e saltar. Além do aumento de desempenho em habilidades motoras e capacidades de entendimento do jogo,pode-se observar em todas as faixas etárias,o desenvolvimento de valores morais, éticos e sociais,como o respeito com os colegas de sala e professores,e compreensão de que,assim como na vida,nos jogos há momentos de vitórias e derrotas.Conclusão: Assim, pode-se concluir que até o momento,o projeto tem alcançado a maior parte de seus objetivos por meio de atividades pautadas na metodologia da Escola da Bola,recebendo boa aceitação do público alvo em questão e da instituição beneficiada. |