Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11162

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Carolina Mendonça Salomão Lopes
Orientador MARIANA CALABRIA LOPES
Outros membros Elenice de Sousa Pereira
Título Uma escola da bola para iniciantes aos jogos esportivos
Resumo Introdução:O presente projeto acontece desde 2014 na sede do centro da Rebusca (Ação Social Evangélica Viçosense), oferecendo uma iniciação esportiva diversificada e orientada para crianças em situação de vulnerabilidade social.Objetivo:O objetivo do projeto é resgatar a cultura do jogo de rua, por meio da realização de atividades lúdicas em forma de jogo e brincadeiras,buscando desenvolver as capacidades motoras e cognitivas das crianças,além de valores sociais.Principais ações: O público alvo são crianças de 3 anos (Creche) e de 6 a 12 anos(Centro Estudantil),que freqüentam o projeto social realizado no Rebusca, totalizando 112 pessoas atendidas. As aulas acontecem duas vezes na semana, para quatro turmas do Centro Estudantil e uma vez na semana para as duas turmas da Creche, com duração de 30 minutos cada.A metodologia utilizada para iniciação esportiva é o ensino da Escola da Bola,que possibilita às crianças experimentar diversas formas de movimento, com liberdade de jogar,porém, compreendendo o jogo.Resultados:Observou-se que as crianças de 10-12 anos apresentaram uma melhor compreensão dos jogos,principalmente no que diz respeito há diferenciação dos momentos de ataque e defesa,da necessidade de fazer uma troca de passes rápida para conseguir marcar o ponto e que para isso,é necessário se desmarcar para a criação de linhas de passe.Para as crianças de 8-10 anos, a maior evolução foram em atividades que envolviam habilidades com a bola,como reconhecer a posição/movimentação do colega/adversário, com acréscimo de situações que envolviam a cooperação entre eles.Já as crianças de 6-8 anos,a maior dificuldade inicial era a distribuição dos jogadores no espaço de jogo,concentrando todos próximos à bola.Assim,de forma a solucionar esta situação,a bolsista trabalhou muitas atividades que mostravam a importância da movimentação dos jogadores que não estavam em posse de bola.Além disso, observou-se uma melhoria na habilidade fundamental de receber a bola, sendo que muitas crianças tinham medo de não conseguir retê-la. Nas crianças da creche, de 3 anos, pode-se observar grande evolução nos aspectos de equilíbrio e habilidades motoras básicas de locomoção, principalmente de correr e saltar. Além do aumento de desempenho em habilidades motoras e capacidades de entendimento do jogo,pode-se observar em todas as faixas etárias,o desenvolvimento de valores morais, éticos e sociais,como o respeito com os colegas de sala e professores,e compreensão de que,assim como na vida,nos jogos há momentos de vitórias e derrotas.Conclusão: Assim, pode-se concluir que até o momento,o projeto tem alcançado a maior parte de seus objetivos por meio de atividades pautadas na metodologia da Escola da Bola,recebendo boa aceitação do público alvo em questão e da instituição beneficiada.
Palavras-chave Habilidades motoras, capacidades cognitivas, iniciação esportiva
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.