Resumo |
O Projeto de extensão Jovem Cientista oferece aulas experimentais de ciências para alunos de escolas públicas da cidade de Viçosa, cursando o 9o. ano do Ensino Fundamental. Bolsista e voluntários da UFV, estudantes de Licenciatura em Química, também são beneficiados com uma formação em metodologias especiais de ensino. As aulas ocorrem no Espaço Ciência em Ação (Vila Giannetti) e nas escolas participantes que possuem laboratório. As atividades visam aumentar o interesse pela ciência, desenvolver capacidade de observação e análise crítica dos fenômenos estudados. Os temas das aulas seguem aproximadamente os programas de ciências das escolas, com o objetivo adicional de colaborar com a aprendizagem dos conteúdos do currículo formal. Os experimentos são previamente testados e o conteúdo teórico é discutido com coordenadora do projeto. Neste trabalho será apresentada uma nova sequência didática proposta e realizada em aulas durante o primeiro trimestre de 2019. O tema "Hidróxidos" faz parte do conteúdo dos livros didáticos e nem sempre apresenta uma abordagem experimental e contextualizada. Durante os experimentos no projeto Jovem Cientista, foram incluídos hidróxidos presentes em produtos do cotidiano: "Leite de Magnésia" (hidróxido de magnésio), "Pepsamar" (hidróxido de alumínio), "Cal hidratada" (Hidróxido de cálcio), "Soda cáustica" (Hidróxido de sódio) e "Calda bordalesa" (Hidróxido de cobre), além de outros hidróxidos importantes, para ampliação dos conhecimentos. As atividades envolveram leitura de rótulos de produtos comerciais para identificação de fórmulas e nomes; testes de solubilidade e localização dos cátions metálicos dos hidróxidos pouco ou muito solúveis na Tabela periódica; testes com indicadores de pH para caracterização da presença do ânion hidróxido; teste de condutividade elétrica das soluções aquosas; produção de hidróxidos pouco solúveis a partir de reações entre sais e hidróxidos solúveis; atividades complementares de formulação com a consulta à tabela periódica. Durante as aulas práticas, os alunos puderam anotar em tabelas previamente impressas os resultados, desenvolvendo assim noções de como organizar dados experimentais. Esta proposta teve sucesso em termos de aprendizagem e interessou aos estudantes, conforme observação informal durante as atividades e também a partir da análise de questionários e testes de conhecimento aplicados após a sequência didática. Esta não é uma atividade isolada. Uma preparação dos conceitos pré-requisitos (átomos, elementos, íons, reações químicas, misturas, substâncias) foi feita em atividades que a antecederam. Os conceitos desenvolvidos nessas atividades serão revistos e ampliados em atividades experimentais posteriores, onde serão estudadas as demais classes de compostos inorgânicos (sais, ácidos, óxidos). Dessa forma, o projeto contribui para a construção do conhecimento e para a popularização da ciência. |