Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11157

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Jéssica Aline Silva Valente
Orientador DOIARA SILVA DOS SANTOS
Título Os Jogos Olímpicos da Juventude: Implicações para a Educação Física e o esporte.
Resumo No contexto da estruturação e popularização do fenômeno esportivo na era modera, inaugurou-se o Movimento Olímpico, a partir da institucionalização do Comitê Olímpico Internacional (COI). Ao longo dos anos essa instituição se envolveu em problemáticas que afetaram negativamente sua imagem. Em 2007, anunciou-se uma competição chamada Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) para atletas de 15 a 18 anos. Apresenta-se como hipótese que a iniciativa e a busca por fortalecer os Jogos Olímpicos da Juventude simbolizam uma forma de propagação de uma imagem positiva para o COI. O objetivo geral deste estudo foi analisar os contextos histórico, político e ideológico que envolveram a concepção e desenvolvimento dos Jogos Olímpicos da Juventude a partir das duas primeiras edições do evento de 2010 e 2014. A metodologia dessa pesquisa adota uma abordagem qualitativa e tem caráter descritivo. A coleta de dados envolveu fontes documentais, principalmente os relatórios oficiais dos Comitês Organizadores dos JOJ de Singapura 2010 e Nanquim 2014. A análise foi fundamentada na teoria da Análise Crítica do Discurso. Como resultados nota-se que o evento tentou se diferenciar dos Jogos Olímpicos tradicionais, além de estar atrelado à intenção de criar uma experiência esportiva positiva para adolescentes. Com o passar do tempo, acrescentou-se a ênfase em princípios da Educação Olímpica, enfatizando o Programa de Educação e Cultura (PEC). Porém, a rotina de treinamento de muitos foi similar a atletas olímpicos e apontada como obstáculo para que jovens participassem do PEC. Politicamente, os documentos analisados demonstram que Nanquim e Singapura utilizaram os JOJ como plataforma para a cultura da cidade e país. Quanto ao viés ideológico, apresentaram um cenário olímpico muito mais sensível ao que se denominou de olimpismo como filosofia de vida a partir do PEC, atribuindo aos jovens o papel de disseminarem os valores olímpicos. Concluiu-se que os JOJ estudados a partir dos relatórios oficiais investiram grandes esforços na promoção de uma imagem de “todo equilibrado” que o olimpismo busca, distinguindo-se dos Jogos Olímpicos convencionais. Percebeu-se que a tentativa dos JOJ de resgatar aqueles valores que são continuamente pronunciados nos Jogos Olímpicos tem sido apontada como bem sucedida nos documentos, mas, isso não é generalizável. Fica evidente que se deu ênfase no aspecto axiológico do esporte, ressaltando seus valores intrínsecos e extrínsecos, os quais movem indivíduos a se tornarem atores e agentes sociais. Entretanto, a excelência não perdeu espaço, demostrando ser inerente a uma competição internacional. Por fim, interpretações sobre o esporte no contexto internacional dos JOJ permeiam elementos como a igualdade de oportunidades, ética e política, especialização, overtraining, excelência e discriminação. Estas e outras problemáticas estão ausentes nos documentos e se constituem desafiadoras para a Educação Física e a juventude contemporânea.
Palavras-chave ____Jogos Olímpicos da Juventude, Educação Física, Esporte.
Forma de apresentação..... Oral
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