Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11155

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Natália Franciele Lessa
Orientador DOIARA SILVA DOS SANTOS
Título Educação física escolas:Uma análise da formação de professores na Universidade Federal de Viçosa
Resumo Analisar as características da formação inicial do curso de licenciatura e a forma como este é apropriado pelos discentes é um exercício crítico-reflexivo que permite identificar possibilidades e limitações no processo de formação de professores. Nesta pesquisa, o objetivo foi analisar o processo de formação inicial em licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV).A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo, com o estudo e interpretação de um fenômeno social complexo e dinâmico. O trabalho envolveu a análise de documentos balizadores da formação em Educação Física e a realização de entrevistas semi-estruturadas com estudantes de licenciatura em Educação física da UFV em diferentes fases de formação. A pesquisa está de acordo com as recomendações sobre pesquisas com seres humanos, uma vez que o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFV, sob o número do parecer 3.015.039. Para a coleta de dados, adotamos os seguintes procedimentos: os estudantes de licenciatura em educação física foram convidados a participar da pesquisa voluntariamente, a partir das vias de comunicação no Campus Viçosa (e-mail, panfletos em mural e divulgação em sala de aula). Assim, aqueles que apresentaram interesse foram apresentados aos objetivos e à metodologia do estudo, via Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assinado em duas vias. Identificamos e analisamos os documentos balizadores da formação de licenciatura em Educação Física na UFV, a saber: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Quanto à entrevista, realizou-se perguntas sobre: o conhecimento sobre os documentos; as perspectivas de atuação, a percepção sobre a formação na UFV. Para os documentos e entrevistas semi-estruturadas foi empregada a técnica de análise de conteúdo clássica, elegendo-se categorias analíticas. Como resultados, nota-se com os dados até então analisados, pelo menos três categorias analíticas: 1) conhecimento sobre a formação; 2) reconhecimento de campo de atuação; 3)perspectivas de atuação. Na categoria 1 os discentes apresentam pouco ou nenhum conhecimento acerca dos documentos balizadores do curso de licenciatura em educação física da UFV; Na categoria 2, a maioria não conhecia a diferença entre licenciatura e bacharelado ao ingressar; Na categoria 3, os estudantes não estão cientes sobre o perfil do egresso que consta no PPC e PDI; por fim, muitos dos que estão cursando licenciatura, não pretendem atuar na escola. Ingressantes e alunos com 50% ou mais do curso em andamento têm, em geral, dificuldades semelhantes nas categorias identificadas. Os documentos balizadores assumem perspectiva humanista, reflexiva e crítica de formação de professores e são desconhecidos pelos discentes em formação. É preciso criar estratégias para disseminar o perfil do egresso e o percurso formativo aos jovens que se interessam pela formação em Educação Física (nas escolas e na própria universidade).
Palavras-chave Formação inicial, licenciatura, documentos balizadores.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.