ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Sociais Aplicadas |
Setor | Departamento de Economia |
Bolsa | PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | Aline Lopes de Aquino |
Orientador | FRANCISCO CARLOS DA CUNHA CASSUCE |
Título | A política de cotas está sendo implementada de maneira a reduzir o déficit de aprendizado entre não cotistas e cotistas? Uma análise a partir de dados da UFV. |
Resumo | A política de cotas no ensino superior obteve relativo sucesso no que se refere ao acesso. Entretanto, é fundamental verificar se o aumento no acesso de indivíduos vindos de escolas públicas, brancos ou não, teria sido acompanhado por uma redução das possíveis desigualdades de desempenho entre alunos cotista e não cotistas ao longo dos cursos de graduação. Tal questão se mostra relevante, pois é imprescindível que cotistas e não cotistas tenham plenas condições para concorrer no mercado de trabalho ou vagas em programas de Pós-Graduação. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar se a defasagem de conhecimento entre cotistas e não cotistas se desfez quando comparado o desempenho desses alunos após, pelo menos, três semestres cursados na graduação. É importante ressaltar que a análise levou em consideração o curso de cada estudante. Além disso, foram utilizados somente os cursos de bacharelado, sendo eles, Administração, Engenharia Agrônoma, Arquitetura e Urbanismo, Bioquímica, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Cooperativismo, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Secretariado Executivo Trilíngue e Zootecnia. Para isso, foi desenvolvida uma análise utilizando a técnica de dados em pseudo-painel, explicando o diferencial de desempenho de cotistas e não cotistas após o terceiro semestre do curso. Os dados foram cedidos pela Pró-reitoria de Ensino e coletados através de um questionário aplicado no momento da matrícula do discente na UFV. Estes se referem ao coeficiente de rendimento acumulado ao longo do curso de graduação, ao grupo de cota definido pelo estudante, o gênero e a cor do discente, o nível mais alto de escolaridade do pai e da mãe, se o estudante recebe auxílio moradia e auxílio alimentação e o estoque de capital humano quando tais estudantes ingressam na UFV (escore do processo seletivo do ENEM). Os resultados mostraram que dentre os 26 cursos de Bacharelado analisados em vinte deles não se encontrou diferença entre o desempenho de cotistas e não cotistas e que em um dos cursos analisados constatou-se que os cotistas apresentaram desempenho melhor. Apenas em cinco desses cursos o diferencial de rendimento entre cotistas e cotista se manteve positivo. Portanto pode-se afirmar que a UFV, provavelmente através de suas políticas de inclusão social e acadêmica, tem sido capaz de eliminar o diferencial de rendimento entre alunos cotistas e não cotistas e entregar à sociedade egressos capazes de competir em iguais condições no mercado de trabalho no que se refere ao conhecimento acadêmico adquirido para a prática de suas respectivas profissões. |
Palavras-chave | política de cotas, desempenho acadêmico, déficit de aprendizado |
Forma de apresentação..... | Oral |