Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11150

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Kamilla Botelho de Oliveira
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Título Mapa conceitual como estratégia para escrita científica – a experiência de sua construção no entendimento da Formação Docente
Resumo A pesquisa científica é uma atividade intelectual intencional e metódica que busca soluções para necessidades humanas. Na Universidade, ela é uma preparação para que o estudante seja intelectualmente autônomo e se habitue à ciência. A escrita científica e, especificamente, o processo de elaboração de um projeto de pesquisa, pode ser uma tarefa complexa, que o estudante desenvolve com o auxílio dos docentes. No contexto da pós-graduação, muitos são os espaços para construção deste espírito científico, de disciplinas e estágios à realização da pesquisa. O Mapa Conceitual (MC) é uma das estratégias que pode ser utilizada nessa situação. Diante disso, este trabalho objetiva apresentar uma experiência de utilização do MC na pós-graduação em Educação, da UFV. Especificamente, busca-se descrever as possibilidades deste instrumento na escrita científica e apontar suas implicações para a construção do projeto de pesquisa sobre Formação Docente. O tipo de pesquisa utilizado foi a pesquisa bibliográfica. MC é um diagrama que relaciona conceitos – por meio de setas, por exemplo, e especificando as relações – e os hierarquiza – dos mais “importantes” aos secundários. Suas possibilidades são amplas: organização de conteúdo; auxílio na aprendizagem; planejamento; avaliação; tomada de decisões. Na experiência na pós-graduação em Educação o MC foi utilizado para estudo de textos, seminários e durante o planejamento e elaboração do projeto de pesquisa. Recortando a experiência com o projeto de pesquisa, situado no campo da Formação de Professores, diante da quantidade e riqueza de material bibliográfico, o MC foi elaborado para visualizar as categorias e subcategorias teóricas, como elas se inter-relacionam e se relacionam ao tema central. Foi reelaborado várias vezes, a partir de sugestões da orientadora e em virtude de novas leituras, sendo enriquecido com a referência a clássicos do campo. O MC foi, ainda, apresentado em reunião do grupo de pesquisa FORMEPE, onde pôde ser explicado, já que, ao fazer isso, se explicita seus significados. Ele foi utilizado em diferentes formatos: à mão, no programa word, no software Prezzi e como intervenção artística, onde os temas foram representados por fotos de seus principais autores. A (re)elaboração, apresentação e variações do MC possibilitaram apropriação de conteúdo, interação entre conhecimentos prévios sobre formação docente, ou seja, aprendizagem significativa – quando um novo conhecimento se ancora na estrutura cognitiva, nos conhecimentos já existentes, ambos se modificando. Além disso, proporcionaram visão crítica sobre o assunto. Cabe destacar, que colaborou na percepção de temas relativos a gênero e raça quando do trabalho com os clássicos do campo de pesquisa, tanto na percepção de equilíbrios quanto na ausência de autores negros. O MC configurou-se como um instrumento rico para entendimento de um tema e suas categorias, consistindo em um freixo de luz sobre cada texto lido, encaminhando a novas leituras.
Palavras-chave Mapa conceitual, projeto de pesquisa, formação de professores
Forma de apresentação..... Oral
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