Resumo |
O objetivo geral é compreender poéticas na criação do espetáculo Dança Vadia da Cia. Mosaico de Dança Contemporânea; objetivos específicos incluem a percepção dos intérprete-criadores sobre o processo de criação dessa obra. Delimitamos o estudo ao entendimento da elaboração de Dança Vadia, que foi considerada pelos pesquisadores e participantes como a mais significativa (intensa e extensa) dentre as produções (videodanças, performances e ecoperformances) da Cia. no período da investigação (março de 2018 a fevereiro de 2019). Os laboratórios de criação e refinamento da obra e a produção para as três apresentações realizadas exigiram dos participantes forte envolvimento por oito meses, e bastante empenho, comprometimento, abertura e disponibilidade na exploração da temática: busca de interfaces entre composição coreográfica, barroco mineiro e relações Brasil/Portugal. Adotamos a metodologia da “in-ex-corporação” – relações geradas no entre interno/externo, corpo/ambiente, eu/outro, e no entendimento que teoria e prática são indissociáveis: o conhecimento é gerado a partir da experiência do criar e do fazer artístico. Procedimentos metodológicos foram registros visuais (filmagens e fotografias), e um questionário respondido pelos participantes sobre percepções da criação de Dança Vadia. O trabalho foi coletivo e colaborativo, pois todos envolvidos corroboraram para enriquecer tanto o processo quanto a produção e apresentação de Dança Vadia. Poéticas do contraste entre cenas, que vão ao encontro do jogo de luz e sombra típico do barroco mineiro, marcaram a criação do espetáculo. Por exemplo, foram criados movimentos e cenas com referência ao sagrado e ao profano, e a danças consideradas, historicamente, “típicas” de pessoas com diferente poder econômico (mais e menos favorecidas). A análise das respostas revela que os participantes ampliaram seus conhecimentos sobre possibilidades de se cruzar diferentes linguagens artísticas, conteúdos e áreas de conhecimento tais como História, Música, Dança, Performance e Literatura na concepção, execução e apresentação de uma obra. Além disso, o envolvimento nos processos de criação da Cia. Mosaico proporcionou aos participantes amadurecerem sua compreensão sobre o compor coreograficamente. Feedbacks sobre as criações da Mosaico pelos públicos alcançados, por demais profissionais da Arte e de outras áreas e próprios membros da Cia apontam a elaboração de poéticas em Dança Contemporânea que reforçam o escopo do fazer artístico coreográfico por se nutrir de fontes experienciais encarnadas no corpo, além de propostas variadas para a criação em dança que permitem ao corpo holístico se envolver em tal processo. Assim, corpo físico, mental, emocional e energético dançam e se permitem deslocar propondo a ampliação de fronteiras na criação em Arte. |