Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11146

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Caio Fillype Nunes Figueiredo
Orientador ALBA PEDREIRA VIEIRA
Outros membros Flávia Brassarola Borsani Marques
Título Poéticas de composição do espetáculo “Dança Vadia” da Cia. Mosaico de Dança Contemporânea
Resumo O objetivo geral é compreender poéticas na criação do espetáculo Dança Vadia da Cia. Mosaico de Dança Contemporânea; objetivos específicos incluem a percepção dos intérprete-criadores sobre o processo de criação dessa obra. Delimitamos o estudo ao entendimento da elaboração de Dança Vadia, que foi considerada pelos pesquisadores e participantes como a mais significativa (intensa e extensa) dentre as produções (videodanças, performances e ecoperformances) da Cia. no período da investigação (março de 2018 a fevereiro de 2019). Os laboratórios de criação e refinamento da obra e a produção para as três apresentações realizadas exigiram dos participantes forte envolvimento por oito meses, e bastante empenho, comprometimento, abertura e disponibilidade na exploração da temática: busca de interfaces entre composição coreográfica, barroco mineiro e relações Brasil/Portugal. Adotamos a metodologia da “in-ex-corporação” – relações geradas no entre interno/externo, corpo/ambiente, eu/outro, e no entendimento que teoria e prática são indissociáveis: o conhecimento é gerado a partir da experiência do criar e do fazer artístico. Procedimentos metodológicos foram registros visuais (filmagens e fotografias), e um questionário respondido pelos participantes sobre percepções da criação de Dança Vadia. O trabalho foi coletivo e colaborativo, pois todos envolvidos corroboraram para enriquecer tanto o processo quanto a produção e apresentação de Dança Vadia. Poéticas do contraste entre cenas, que vão ao encontro do jogo de luz e sombra típico do barroco mineiro, marcaram a criação do espetáculo. Por exemplo, foram criados movimentos e cenas com referência ao sagrado e ao profano, e a danças consideradas, historicamente, “típicas” de pessoas com diferente poder econômico (mais e menos favorecidas). A análise das respostas revela que os participantes ampliaram seus conhecimentos sobre possibilidades de se cruzar diferentes linguagens artísticas, conteúdos e áreas de conhecimento tais como História, Música, Dança, Performance e Literatura na concepção, execução e apresentação de uma obra. Além disso, o envolvimento nos processos de criação da Cia. Mosaico proporcionou aos participantes amadurecerem sua compreensão sobre o compor coreograficamente. Feedbacks sobre as criações da Mosaico pelos públicos alcançados, por demais profissionais da Arte e de outras áreas e próprios membros da Cia apontam a elaboração de poéticas em Dança Contemporânea que reforçam o escopo do fazer artístico coreográfico por se nutrir de fontes experienciais encarnadas no corpo, além de propostas variadas para a criação em dança que permitem ao corpo holístico se envolver em tal processo. Assim, corpo físico, mental, emocional e energético dançam e se permitem deslocar propondo a ampliação de fronteiras na criação em Arte.
Palavras-chave processos de criação, dança, in-ex-corporação
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,74 segundos.