Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11144

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Matemática
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Felipe Rodrigues Kim
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Título Matematização na UFV
Resumo Considerando o lugar que a matemática ocupa na História e na cultura humana, a aprendizagem matemática torna-se, em nossos dias, uma necessidade para o exercício pleno da cidadania. Desta forma, a educação matemática deve assumir outros contornos no sentido de responder às novas demandas de aprendizagem desta sociedade fortemente tecnológica e globalizada. Esta é a razão e a motivação primeira deste projeto de pesquisa. Este trabalho tem como objetivo introduzir a proposta pedagógica da Educação Matemática Realística (RME - Realistic Mathematics Education), aplicá-la em sala de aula junto aos alunos do Ensino Médio e analisar os resultados para testar a eficácia desta metodologia.
Freudenthal (1991), criador da abordagem RME, defendia que a matemática deveria estar próxima a realidade dos alunos, deveria, também, ser significativa para a sociedade e ter valor cultural para a humanidade como um todo, concedendo, assim, um aspecto mais “humano” para os objetos e conceitos matemáticos. Para Van Den Heuvel-Panhuizen (1996), sob a perspectiva da Educação Matemática Realística, o aluno deve “fazer matemática” partindo de fenômenos e, ao lidar com eles, desenvolver ferramentas matemáticas necessárias para esse lidar.
Dessa forma, Freudenthal desenvolveu suas próprias conclusões sobre como ele interpretava a educação matemática, ao apresentar e discutir:
- Matemática como Atividade Humana;
- Ensino e aprendizagem como Princípio de Reinvenção;
- Aprendizagem Matemática por meio da Matematização;
- Reinvenção de ferramentas matemáticas por meio da
Matematização progressiva.
Nessa metodologia, a ênfase não está em aprender os algoritmos, mas no processo de algoritmização; não está na álgebra, mas na atividade de algebrizar; não está nas abstrações, mas na ação de abstrair; não está na estrutura, mas na ação de estruturar. Os alunos, em vez de serem receptores da matemática pronta, são tratados como participantes ativos no processo educativo, em que se desenvolvem todos os tipos de ferramentas matemáticas e ideias por si mesmos (VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, 2000, p.5).
Com base nessa abordagem, uma série de aulas foram desenvolvidas e aplicadas em uma turma de alunos e alunas do COLUNI, com intuito de verificar a eficácia desta metodologia e investigar como a utilização de abordagens alternativas de ensino podem ajudar no entendimento de conteúdos matemáticos.
Palavras-chave Educação Matemática Realística, Ensino Médio, Ensino de Matemática.
Forma de apresentação..... Oral
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