ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Ciências Exatas e da Terra |
Setor | Departamento de Matemática |
Bolsa | FUNARBEN |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Felipe Rodrigues Kim |
Orientador | MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA |
Título | Matematização na UFV |
Resumo | Considerando o lugar que a matemática ocupa na História e na cultura humana, a aprendizagem matemática torna-se, em nossos dias, uma necessidade para o exercício pleno da cidadania. Desta forma, a educação matemática deve assumir outros contornos no sentido de responder às novas demandas de aprendizagem desta sociedade fortemente tecnológica e globalizada. Esta é a razão e a motivação primeira deste projeto de pesquisa. Este trabalho tem como objetivo introduzir a proposta pedagógica da Educação Matemática Realística (RME - Realistic Mathematics Education), aplicá-la em sala de aula junto aos alunos do Ensino Médio e analisar os resultados para testar a eficácia desta metodologia. Freudenthal (1991), criador da abordagem RME, defendia que a matemática deveria estar próxima a realidade dos alunos, deveria, também, ser significativa para a sociedade e ter valor cultural para a humanidade como um todo, concedendo, assim, um aspecto mais “humano” para os objetos e conceitos matemáticos. Para Van Den Heuvel-Panhuizen (1996), sob a perspectiva da Educação Matemática Realística, o aluno deve “fazer matemática” partindo de fenômenos e, ao lidar com eles, desenvolver ferramentas matemáticas necessárias para esse lidar. Dessa forma, Freudenthal desenvolveu suas próprias conclusões sobre como ele interpretava a educação matemática, ao apresentar e discutir: - Matemática como Atividade Humana; - Ensino e aprendizagem como Princípio de Reinvenção; - Aprendizagem Matemática por meio da Matematização; - Reinvenção de ferramentas matemáticas por meio da Matematização progressiva. Nessa metodologia, a ênfase não está em aprender os algoritmos, mas no processo de algoritmização; não está na álgebra, mas na atividade de algebrizar; não está nas abstrações, mas na ação de abstrair; não está na estrutura, mas na ação de estruturar. Os alunos, em vez de serem receptores da matemática pronta, são tratados como participantes ativos no processo educativo, em que se desenvolvem todos os tipos de ferramentas matemáticas e ideias por si mesmos (VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, 2000, p.5). Com base nessa abordagem, uma série de aulas foram desenvolvidas e aplicadas em uma turma de alunos e alunas do COLUNI, com intuito de verificar a eficácia desta metodologia e investigar como a utilização de abordagens alternativas de ensino podem ajudar no entendimento de conteúdos matemáticos. |
Palavras-chave | Educação Matemática Realística, Ensino Médio, Ensino de Matemática. |
Forma de apresentação..... | Oral |