Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11141

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Matemática
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Pablo Candido de Paula Guimaraes Tureta
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Título Cinemat: a Matemática pelas lentes do Cinema
Resumo O projeto CINEMAT pretende investigar que Matemática é revelada pelas lentes do Cinema, a partir de filmes selecionados assim como as relações entre Matemática e Cultura.
O projeto CINEMAT desenvolve-se a partir de exibições de filmes/vídeos que tenham alguma interseção com a matemática seguidas de atividades exploratórias e debates sobre os conceitos envolvidos no filme do dia. As exibições ocorrem no Laboratório de Instrumentação do Prédio das Licenciaturas. Espera-se com este projeto pesquisar/revelar a matemática apreendida das telas dos filmes exibidos e favorecer a enculturação matemática dos participantes.
O projeto CINEMAT fundamenta-se na articulação pesquisa e ensino em educação matemática com foco no cinema como instrumento mediador da apropriação do conhecimento matemático.
O ensino, a pesquisa e a extensão, enquanto atividades complementares e interdependentes, precisam ter valorações equivalentes no sistema universitário. A qualidade e o sucesso dos profissionais formados pelas universidades dependem, em grande parte, do nível de interação e articulação entre esses três pilares do conhecimento uno e multidimensional.
A matemática que hoje conhecemos é resultado de uma construção histórica de mais de 4000 anos, um patrimônio científico e cultural da humanidade. A História testemunha que a matemática se originou e desenvolveu da vontade de compreensão que o homem tem diante do mundo. Bishop (1991) sustenta uma visão da matemática como um fenômeno cultural que transcende as fronteiras das diferentes sociedades tal como acontece com a música ou o desporto. Segundo o autor, a matemática é uma construção cultural erigida historicamente a partir das contribuições de diversas civilizações que ultrapassa as demarcações históricas e geográficas. Assim, a beleza de um teorema como o de Pitágoras pode ser apreciada em qualquer tempo e lugar assim como uma oratória de Haendel. Além de constituir-se como um patrimônio cultural da humanidade, a matemática é, também, um modo de pensar, sendo sua apropriação um direito de todos. Em nossos dias, torna-se ainda mais evidente a relevância do papel social da matemática dada à sua ubiquidade na sociedade do conhecimento e da informação, marcada fortemente pelos aparatos tecnológicos. Ernest (1998) sublinha este lugar social de destaque atribuído à matemática, que a faz penetrar nas práticas do mundo do trabalho, das relações sociais, da vida cotidiana atual. Considerando este lugar de destaque que a matemática ocupa na História e na Cultura humanas, a aprendizagem da matemática torna-se uma necessidade para o exercício pleno da cidadania. O cinema pode, assim, ser um instrumento mediador para a enculturação matemática dos alunos e para estimular atitudes positivas dos alunos diante da matemática.
Palavras-chave Cinema, Cultura, Ensino
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.