| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Ciências Exatas e da Terra |
| Setor | Departamento de Matemática |
| Bolsa | FUNARBIC/FUNARBE |
| Conclusão de bolsa | Sim |
| Apoio financeiro | FUNARBE |
| Primeiro autor | Pablo Candido de Paula Guimaraes Tureta |
| Orientador | MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA |
| Título | Cinemat: a Matemática pelas lentes do Cinema |
| Resumo | O projeto CINEMAT pretende investigar que Matemática é revelada pelas lentes do Cinema, a partir de filmes selecionados assim como as relações entre Matemática e Cultura. O projeto CINEMAT desenvolve-se a partir de exibições de filmes/vídeos que tenham alguma interseção com a matemática seguidas de atividades exploratórias e debates sobre os conceitos envolvidos no filme do dia. As exibições ocorrem no Laboratório de Instrumentação do Prédio das Licenciaturas. Espera-se com este projeto pesquisar/revelar a matemática apreendida das telas dos filmes exibidos e favorecer a enculturação matemática dos participantes. O projeto CINEMAT fundamenta-se na articulação pesquisa e ensino em educação matemática com foco no cinema como instrumento mediador da apropriação do conhecimento matemático. O ensino, a pesquisa e a extensão, enquanto atividades complementares e interdependentes, precisam ter valorações equivalentes no sistema universitário. A qualidade e o sucesso dos profissionais formados pelas universidades dependem, em grande parte, do nível de interação e articulação entre esses três pilares do conhecimento uno e multidimensional. A matemática que hoje conhecemos é resultado de uma construção histórica de mais de 4000 anos, um patrimônio científico e cultural da humanidade. A História testemunha que a matemática se originou e desenvolveu da vontade de compreensão que o homem tem diante do mundo. Bishop (1991) sustenta uma visão da matemática como um fenômeno cultural que transcende as fronteiras das diferentes sociedades tal como acontece com a música ou o desporto. Segundo o autor, a matemática é uma construção cultural erigida historicamente a partir das contribuições de diversas civilizações que ultrapassa as demarcações históricas e geográficas. Assim, a beleza de um teorema como o de Pitágoras pode ser apreciada em qualquer tempo e lugar assim como uma oratória de Haendel. Além de constituir-se como um patrimônio cultural da humanidade, a matemática é, também, um modo de pensar, sendo sua apropriação um direito de todos. Em nossos dias, torna-se ainda mais evidente a relevância do papel social da matemática dada à sua ubiquidade na sociedade do conhecimento e da informação, marcada fortemente pelos aparatos tecnológicos. Ernest (1998) sublinha este lugar social de destaque atribuído à matemática, que a faz penetrar nas práticas do mundo do trabalho, das relações sociais, da vida cotidiana atual. Considerando este lugar de destaque que a matemática ocupa na História e na Cultura humanas, a aprendizagem da matemática torna-se uma necessidade para o exercício pleno da cidadania. O cinema pode, assim, ser um instrumento mediador para a enculturação matemática dos alunos e para estimular atitudes positivas dos alunos diante da matemática. |
| Palavras-chave | Cinema, Cultura, Ensino |
| Forma de apresentação..... | Oral |