Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11129

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Poliana Coutinho Moreira
Orientador MARILANE DE OLIVEIRA FANI AMARO
Outros membros ANDREIA GUERRA SIMAN, CAMILO AMARO DE CARVALHO, Maria Aline Rocha Pires
Título A educação permanente no âmbito hospitalar: subsídios para a prática profissional
Resumo Introdução: A educação permanente é a articulação entre as necessidades de aprendizagem e do trabalho, quando o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das pessoas e das organizações de saúde. Essa estratégia, além de possibilitar a atualização técnica dos profissionais da saúde, permite a reflexão e a análise crítica dos processos de trabalho e dos processos de formação, facilitando a identificação de problemas e a elaboração de estratégias para a superação dos mesmos. Na enfermagem, para garantir a sobrevivência do profissional e da profissão é essencial à busca pelo conhecimento e atualização. Sendo assim, a contribuição da educação permanente é demonstrada na prática profissional. No âmbito hospitalar, a Comissão Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) possui, dentre suas funções, a adequação, implementação e supervisão das normas e rotinas técnico-operacionais, visando à prevenção e controle das infecções hospitalares. Outra função é cooperar com o setor de treinamento ou responsabilizar-se pelo treinamento, com vistas a obter capacitação adequada do quadro de funcionários e profissionais, no que diz respeito ao controle das infecções hospitalares. Objetivos: Realizar educação permanente com os profissionais de enfermagem do Hospital São Sebastião em Viçosa, MG. Metodologia: Primeiramente foi preciso observar o trabalho da CCIH com educação permanente e avaliar a aceitação da equipe quanto a realização desses trabalhos e posteriormente realizar a capacitação dos profissionais de enfermagem do HSS de acordo com os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) da instituição. Após foi realizado pequenos grupos com os enfermeiros responsáveis pelos setores do HSS para a discussão sobre a importância da educação permanente na prática da enfermagem no âmbito hospitalar; Outra atividade desenvolvida foi auxiliar as enfermeiras da CCIH com estabelecimento de um plano de ação para aumentar a adesão da equipe de enfermagem nas reuniões de educação permanente de acordo com as dificuldades levantadas pelos enfermeiros. Por fim, foi realizado reuniões com os membros da CCIH, a fim de definir as funções e envolvê-los nas atividades, com a finalidade de melhorar a qualidade do serviço e aprimorar o trabalho em equipe. Resultados: Com o projeto, espera-se que ocorra a aceitação e participação dos membros da CCIH favorecendo a qualidade do trabalho, visando a prevenção e controle das infecções hospitalares. Com o estabelecimento dos POPs nos setores de enfermagem os cuidados serão padronizados, minimizando a ocorrência de desvios na execução de procedimentos fundamentais da prática diária da enfermagem, melhorando a qualidade da assistência prestada. Conclusão: Espera-se envolver a equipe no trabalho de educação permanente facilitando a aceitação e envolvimento dos funcionários, com o objetivo de prevenir e reduzir infecções hospitalares, visando a melhoria da qualidade do serviço prestado.
Palavras-chave Educação permanente, CCIH, Infecções hospitalares
Forma de apresentação..... Painel
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