ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Ciências Exatas e da Terra |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | PIBIC Ensino Médio |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | ARTUR TOSATTI SANTOS RANGEL |
Orientador | RENATA PIRES GONCALVES |
Título | Por onde anda a matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)? |
Resumo | O Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM) é atualmente o segundo maior teste de admissão no ensino superior do mundo. Ele foi criado em 1998, no governo FHC, com o intuito de apenas servir como um diagnóstico da educação básica. Com o passar do tempo, ganhou mais popularidade entre os estudantes, até que em 2009, no governo Lula, o então ministro da Educação Fernando Haddad propôs a unificação de todos os vestibulares do país na prova, tornando-a aquilo que é nos dias de hoje. Assim, Por meio desta pesquisa, buscou-se analisar minuciosamente as provas do ENEM de 2009 a 2017 (tanto as de primeira quanto as de segunda aplicação) para mapear, observar e identificar os conteúdos e Tipos de Tarefa (conceito trazido pela Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard) da Matemática da primeira série do ensino médio, exigidos pelo exame. Para extrair esses dois itens dos exercícios das provas, usou-se uma sequência de estudo proposta na Teoria da Engenharia Didática de Michelle Artigue, onde numa primeira etapa foram coletadas informações sobre o ENEM e os referenciais teóricos. Logo em seguida, numa segunda etapa, foi feita uma análise (a priori) de todas as questões das provas aplicadas, o que permitiu separar e isolar algumas questões que pela leitura do enunciado era possível perceber que eram relativas à primeira série. Posteriormente, realizou-se a terceira etapa (experimentação), onde essas questões separadas foram resolvidas manualmente. Para finalizar, da resolução foi possível se extrair e concluir com precisão o Tipo de Tarefa e o conteúdo exigido em cada questão, levando-se assim à conclusão da quarta e última etapa (análise a posteriori e validação). Os dados obtidos na última etapa foram organizados e processados numa série de tabelas, que mostraram que os conteúdos da referida série mais exigidos no ENEM foram, em ordem crescente: Matemática Financeira, Função Afim e Introdução às Funções. Também os mesmos revelaram que o ENEM nunca teve preferência em cobrar tipos de tarefa como resolver inequações de quaisquer espécies ou conteúdos como função modular (nunca foi cobrado). Enfim, deve-se destacar também o nível de profundidade que as questões das primeiras aplicações têm sido cobradas: Até o ano de 2014, as questões eram de baixa complexidade e na sua maioria fáceis, ao passo que de 2015 em diante a maioria delas foram complexas e difíceis. |
Palavras-chave | Mapeamento, Conteúdos de Matemática da Primeira Série do Ensino Médio, ENEM. |
Forma de apresentação..... | Painel |