Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11109

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Eunice Ferreira da Silva
Orientador CRISTIANE CHAVES DE SOUZA
Outros membros CRISTIANE FIALHO DE JESUS, TALITA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA FONSECA
Título Cenários simulados sustentáveis: uma abordagem prática
Resumo Introdução: O avanço tecnológico e a preocupação com a segurança do paciente tem impulsionado o uso de metodologias ativas para o ensino em saúde. Dentre as metodologias ativas destaca-se a simulação realística, que permite a replicação de cenários reais em ambiente controlado. Estes cenários devem ser próximos da realidade, utilizando atores, manequins, técnicas de maquiagem, figurinos e cenografia, favorecendo ao participante vivenciar a situação proposta. A representação do contexto é complexa e requer a preparação do local e a utilização de recursos materiais, por vezes, indisponíveis e/ou de alto custo. Público-alvo: Discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Justificativa: A escassez de recursos oportuniza a busca de soluções criativas, sustentáveis e de baixo custo para potencializar o uso da simulação no ensino. Objetivo: Descrever a experiência da coleta seletiva e a reutilização de materiais recicláveis para confecção de objetos cenográficos e caracterização de ambientes simulados para o ensino no curso de Enfermagem da UFV. Método: Trata-se de um relato de experiência de servidoras do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM). A condução de uma experiência simulada envolve a apresentação de um caso clínico em ambiente adequado, onde o estudante assume a responsabilidade pelo paciente. Os cenários são planejados e construídos com estrutura necessária para que os participantes vivenciem experiências cognitivas, psicomotoras e afetivas, contribuindo para a construção de conhecimentos. No ambiente cenográfico, os estudantes exploram suas ansiedades, medos e preocupações. A simulação possibilita experenciar procedimentos e cuidados de Enfermagem em contextos clínicos, melhorando a segurança do paciente. A atividade é finalizada com discussões e reflexões em torno da situação visando consolidar saberes e identificar necessidades de aprofundamento teórico e prático, selando lacunas do conhecimento. Resultados: Diversos cenários são desenvolvidos nos laboratórios de habilidades do DEM a partir da demanda ou roteiro enviado pelos docentes com objetivo específico. Os materiais para a confecção dos objetos cenográficos e caracterização dos ambientes são obtidos a partir de campanha de coleta seletiva. O detalhamento dos objetos exige criatividade e são essenciais para propiciar realismo aos cenários. Ao reutilizar materiais as servidoras contribuem nos aspectos econômico e ambiental, reduzindo a compra de simuladores de alto custo e o descarte de resíduos no ambiente. A redução do consumo, o incentivo ao reaproveitamento de materiais e o combate ao desperdício são pautados em referenciais de sustentabilidade. Conclusão: A criação de cenários simulados é um desafio e requer tempo, habilidades e recursos. Sua utilização é possível a partir de soluções criativas, sustentáveis e de baixo custo, com benefícios para o ensino, a instituição e o meio ambiente.
Palavras-chave Reciclagem, Materiais de ensino, Treinamento por simulação.
Forma de apresentação..... Painel
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