Resumo |
Introdução: O avanço tecnológico e a preocupação com a segurança do paciente tem impulsionado o uso de metodologias ativas para o ensino em saúde. Dentre as metodologias ativas destaca-se a simulação realística, que permite a replicação de cenários reais em ambiente controlado. Estes cenários devem ser próximos da realidade, utilizando atores, manequins, técnicas de maquiagem, figurinos e cenografia, favorecendo ao participante vivenciar a situação proposta. A representação do contexto é complexa e requer a preparação do local e a utilização de recursos materiais, por vezes, indisponíveis e/ou de alto custo. Público-alvo: Discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Justificativa: A escassez de recursos oportuniza a busca de soluções criativas, sustentáveis e de baixo custo para potencializar o uso da simulação no ensino. Objetivo: Descrever a experiência da coleta seletiva e a reutilização de materiais recicláveis para confecção de objetos cenográficos e caracterização de ambientes simulados para o ensino no curso de Enfermagem da UFV. Método: Trata-se de um relato de experiência de servidoras do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM). A condução de uma experiência simulada envolve a apresentação de um caso clínico em ambiente adequado, onde o estudante assume a responsabilidade pelo paciente. Os cenários são planejados e construídos com estrutura necessária para que os participantes vivenciem experiências cognitivas, psicomotoras e afetivas, contribuindo para a construção de conhecimentos. No ambiente cenográfico, os estudantes exploram suas ansiedades, medos e preocupações. A simulação possibilita experenciar procedimentos e cuidados de Enfermagem em contextos clínicos, melhorando a segurança do paciente. A atividade é finalizada com discussões e reflexões em torno da situação visando consolidar saberes e identificar necessidades de aprofundamento teórico e prático, selando lacunas do conhecimento. Resultados: Diversos cenários são desenvolvidos nos laboratórios de habilidades do DEM a partir da demanda ou roteiro enviado pelos docentes com objetivo específico. Os materiais para a confecção dos objetos cenográficos e caracterização dos ambientes são obtidos a partir de campanha de coleta seletiva. O detalhamento dos objetos exige criatividade e são essenciais para propiciar realismo aos cenários. Ao reutilizar materiais as servidoras contribuem nos aspectos econômico e ambiental, reduzindo a compra de simuladores de alto custo e o descarte de resíduos no ambiente. A redução do consumo, o incentivo ao reaproveitamento de materiais e o combate ao desperdício são pautados em referenciais de sustentabilidade. Conclusão: A criação de cenários simulados é um desafio e requer tempo, habilidades e recursos. Sua utilização é possível a partir de soluções criativas, sustentáveis e de baixo custo, com benefícios para o ensino, a instituição e o meio ambiente. |