Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11104

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Warley Davidson da Silva
Orientador GERALDO LEANDRO DA SILVA FILHO
Outros membros DAVID EDSON ESTEVAM CARDOSO, MARCIO ANTONIO ROCHA DE OLIVEIRA
Título Pé de Moleque: potencialidades do uso de ferramentas audiovisuais nos processos educacionais
Resumo O conteúdo audiovisual vem sendo explorado para além das funções de entretenimento como ferramenta de discussão para diversos assuntos de importância cultural, social e política, deste modo o cinema se expõe como um importante propagador de ideias e fatos. O audiovisual demonstra-se um instrumento adequado para fortalecer práticas educacionais sendo uma forma horizontal de compartilhamento de conhecimento que todos podem contribuir de forma democratizada. Observando tamanhas possibilidades do uso do cinema e de diversos aparatos audiovisuais no fortalecimento dos processos educacionais e ciente da situação deficitária dos aparelhos públicos que são empregados nestas funções, em conjunto com a dificuldade do acesso aos locais de cultura na região de Viçosa, surge o projeto Pé de Moleque. Sua origem em 2005, fazendo parte da programação da Semana dos Fazendeiros logo se expandiram para a recente configuração de circuito audiovisual, este visa a difusão do audiovisual nas escolas, principalmente rurais e periféricas da região, a partir de cines-debate nas escolas, oficinas de criação e gestão de cineclubes e mostras temáticas realizadas na sala do Cine-Carcará, na Universidade Federal de Viçosa. As três vias de ações possuem funções diferentes e que se complementam de tal forma a criar dentro dos âmbitos de atuação dispositivos que garantem a continuidade das práticas culturais que ele fomenta, os cine-debates nas escolas apresentam para o público o audiovisual não apenas como entretenimento e sim como informação, com isso desperta um senso crítico incentivando-os a procurarem obras que se alinhem aos questionamentos que fazem do mundo, as oficinas de cineclubismo surgem como a ferramenta para que essas discussões não dependam do projeto, dando autonomia para que os envolvidos consigam fazer curadorias, conheçam técnicas de discussão e comunicação com o público e tenham noções das questões burocráticas que envolvem a criação e gestão de um cineclube, por fim, as mostras no Cine-Carcará funcionam como ligação com a instituição, que por vezes não alcança o público local em suas atividades culturais e acaba por criar fronteiras com a cidade. Dada todas essas linhas de ações que vêm ocorrendo desde o ano de 2005, o Pé de Moleque apresenta frutos de seus trabalhos com a periodização da presença de algumas escolas, que mesmo com limitações referentes ao transporte fazem visitas constantes ao espaço quebrando a barreira e abrindo um leque de outras possibilidades culturais que ocorrem na UFV e recebem os cines debates em suas dependências. As oficinas de cineclubismo ainda estão em seu processo de implantação, tendo como principal dificuldade as constantes greves e paralisações do ensino público. Percebe-se que o projeto vêm alcançando seu papel de facilitar as escolas o acesso aos produtos audiovisuais de forma crítica e fomentando a cultura em ambientes periféricos ao centro urbano da região viçosense, estreitando laços entre cidade e universidade.
Palavras-chave Educação, Cineclubismo, Audiovisual
Forma de apresentação..... Painel
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