Resumo |
O conteúdo audiovisual vem sendo explorado para além das funções de entretenimento como ferramenta de discussão para diversos assuntos de importância cultural, social e política, deste modo o cinema se expõe como um importante propagador de ideias e fatos. O audiovisual demonstra-se um instrumento adequado para fortalecer práticas educacionais sendo uma forma horizontal de compartilhamento de conhecimento que todos podem contribuir de forma democratizada. Observando tamanhas possibilidades do uso do cinema e de diversos aparatos audiovisuais no fortalecimento dos processos educacionais e ciente da situação deficitária dos aparelhos públicos que são empregados nestas funções, em conjunto com a dificuldade do acesso aos locais de cultura na região de Viçosa, surge o projeto Pé de Moleque. Sua origem em 2005, fazendo parte da programação da Semana dos Fazendeiros logo se expandiram para a recente configuração de circuito audiovisual, este visa a difusão do audiovisual nas escolas, principalmente rurais e periféricas da região, a partir de cines-debate nas escolas, oficinas de criação e gestão de cineclubes e mostras temáticas realizadas na sala do Cine-Carcará, na Universidade Federal de Viçosa. As três vias de ações possuem funções diferentes e que se complementam de tal forma a criar dentro dos âmbitos de atuação dispositivos que garantem a continuidade das práticas culturais que ele fomenta, os cine-debates nas escolas apresentam para o público o audiovisual não apenas como entretenimento e sim como informação, com isso desperta um senso crítico incentivando-os a procurarem obras que se alinhem aos questionamentos que fazem do mundo, as oficinas de cineclubismo surgem como a ferramenta para que essas discussões não dependam do projeto, dando autonomia para que os envolvidos consigam fazer curadorias, conheçam técnicas de discussão e comunicação com o público e tenham noções das questões burocráticas que envolvem a criação e gestão de um cineclube, por fim, as mostras no Cine-Carcará funcionam como ligação com a instituição, que por vezes não alcança o público local em suas atividades culturais e acaba por criar fronteiras com a cidade. Dada todas essas linhas de ações que vêm ocorrendo desde o ano de 2005, o Pé de Moleque apresenta frutos de seus trabalhos com a periodização da presença de algumas escolas, que mesmo com limitações referentes ao transporte fazem visitas constantes ao espaço quebrando a barreira e abrindo um leque de outras possibilidades culturais que ocorrem na UFV e recebem os cines debates em suas dependências. As oficinas de cineclubismo ainda estão em seu processo de implantação, tendo como principal dificuldade as constantes greves e paralisações do ensino público. Percebe-se que o projeto vêm alcançando seu papel de facilitar as escolas o acesso aos produtos audiovisuais de forma crítica e fomentando a cultura em ambientes periféricos ao centro urbano da região viçosense, estreitando laços entre cidade e universidade. |