Resumo |
A cartografia é uma ciência de grande importância para qualquer trabalho que envolva planejamento e gestão territorial. Para se fazer uma representação espacial que possa gerar um mapa, deve se ter em mente que este processo causará distorções espaciais em relação a realidade. Portanto, é imprescindível que se tenha o conhecimento de Projeções Cartográficas, que irá estudar as diversas formas de se fazer uma projeção de qualquer área terrestre para um ambiente bidimensional, manipulando e entendendo as distorções de cada caso. A disciplina EAM 431, denominada Projeções Cartográficas, oferecida pelo departamento de Engenharia Civil, setor Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, se propõe em estudar as formas e possibilidades de projeções. Para a compreensão destas projeções, são necessárias figuras de globos, planos, cilindros e cones, que irão trazer fundamentações para se realizar cálculos de coordenadas projetadas e deduzir os modelos matemáticos. Nesse contexto, foi observada certa dificuldade de se entender tais figuras, visto que elas são tridimensionais dispostas em uma folha de papel, que naturalmente é bidimensional, o que comumente causa uma confusão por falta de clareza e compromete a visualização, e consequentemente prejudica o aprendizado. Este projeto parte da identificação deste problema e teve como proposta o uso de Realidade Aumentada (RA) para a apresentação destas figuras. Através de um software de modelagem, como o Autodesk Maya 2016 e um aplicativo de Realidade Aumentada compatível com Android e IOS, como o Augment, buscou-se criar um material onde os alunos utilizem seus smartphones para visualizar e estudar os modelos tridimensionais da disciplina em RA, com a expectativa que isso facilite nas deduções dos modelos matemáticos de cada projeção. 18 modelos já foram criados e disponibilizados publicamente no Augment, e após uma avaliação sucinta de professores e alunos, o produto demonstrou ter atingido seu objetivo. Como próxima etapa, pretende-se montar um material didático onde esteja inserida esta tecnologia juntamente com o conteúdo da disciplina. |