Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11100

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Luís Felipe Santos Nascimento
Orientador MARCOS VINICIUS SANCHES ABREU
Título Realidade Aumentada Aplicada ao Ensino de Projeções Cartográficas
Resumo A cartografia é uma ciência de grande importância para qualquer trabalho que envolva planejamento e gestão territorial. Para se fazer uma representação espacial que possa gerar um mapa, deve se ter em mente que este processo causará distorções espaciais em relação a realidade. Portanto, é imprescindível que se tenha o conhecimento de Projeções Cartográficas, que irá estudar as diversas formas de se fazer uma projeção de qualquer área terrestre para um ambiente bidimensional, manipulando e entendendo as distorções de cada caso. A disciplina EAM 431, denominada Projeções Cartográficas, oferecida pelo departamento de Engenharia Civil, setor Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, se propõe em estudar as formas e possibilidades de projeções. Para a compreensão destas projeções, são necessárias figuras de globos, planos, cilindros e cones, que irão trazer fundamentações para se realizar cálculos de coordenadas projetadas e deduzir os modelos matemáticos. Nesse contexto, foi observada certa dificuldade de se entender tais figuras, visto que elas são tridimensionais dispostas em uma folha de papel, que naturalmente é bidimensional, o que comumente causa uma confusão por falta de clareza e compromete a visualização, e consequentemente prejudica o aprendizado. Este projeto parte da identificação deste problema e teve como proposta o uso de Realidade Aumentada (RA) para a apresentação destas figuras. Através de um software de modelagem, como o Autodesk Maya 2016 e um aplicativo de Realidade Aumentada compatível com Android e IOS, como o Augment, buscou-se criar um material onde os alunos utilizem seus smartphones para visualizar e estudar os modelos tridimensionais da disciplina em RA, com a expectativa que isso facilite nas deduções dos modelos matemáticos de cada projeção. 18 modelos já foram criados e disponibilizados publicamente no Augment, e após uma avaliação sucinta de professores e alunos, o produto demonstrou ter atingido seu objetivo. Como próxima etapa, pretende-se montar um material didático onde esteja inserida esta tecnologia juntamente com o conteúdo da disciplina.
Palavras-chave Realidade Aumentada, Projeções Cartográficas, TICs no ensino
Forma de apresentação..... Painel
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