Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9996

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Rafael Macário Fernandes
Orientador MARIA DA CONCEIÇÃO APARECIDA PEREIRA ZOLNIER
Outros membros Camila Cardoso Barros
Título As crenças dos professores em formação do CELIN sobre o uso do feedback oral no ensino de inglês como LE.
Resumo A presente investigação surgiu a partir de experiências pedagógica dos autores, alunos da habilitação português/inglês da Universidade Federal de Viçosa, e do interesse da dupla no Curso de Extensão em Língua Inglesa (CELIN). O CELIN foi criado em 1998 com o objetivo de criar um ambiente em que os estudantes do curso de Letras - Português/Inglês pudessem aperfeiçoar-se no ensino da Língua Inglesa, além de oferecer à comunidade o ensino da língua em um curso acessível e de alta qualidade. Ao longo das experiências de um dos integrantes da dupla, observa-se há muita expectativa dos alunos do CELIN no que concerne ao feedback sobre sua produção oral em sala de aula e, no entanto, são muitas as dificuldades encontradas por nós, professores em formação, acerca da melhor forma de realizar esse retorno. Dessa forma, este projeto investigativo teve como objetivo analisar as crenças de professores em formação acerca do uso de feedback oral no contexto de um curso de extensão de inglês como LE bem como identificar os tipos de feedback oral mais utilizados. Essa investigação teve natureza qualitativa e base interpretativista e se baseia em pressupostos teóricos que abordam a definição de crença, a importância do investimento na formação de professores, além de definição e tipos de feedback oral. Assim, a pesquisa foi realizada a partir do uso de um formulário aplicado a sete professores que continha perguntas dissertativas e de múltipla escolha com o intuito de compreender suas percepções acerca da importância deste tema. Através dos resultados obtidos, pudemos perceber as concepções de alguns professores do CELIN acerca da importância da participação do aluno em sala de aula de aula, da noção de feedback, feedback oral e seus tipos. A nossa primeira hipótese foi confirmada, visto que pudemos perceber que os professores que responderam o formulário não apresentaram uma definição ideal a respeito do conceito de feedback. Isso demonstra a importância de um maior investimento na área da formação de professores, visto que suas crenças sobre o tema confirmam um desconhecimento sobre a verdadeira função do feedback oral. Já a nossa segunda hipótese foi quebrada pois, através dos resultados, pudemos observar que a maioria dos professores optou por fornecer aos alunos respostas corretas ou pista, o que demonstra que, de certa forma, há uma preocupação com a autocorreção. Ademais, eles se mostraram cientes da importância de também ressaltar a boa produção do aluno através de feedbacks positivos como elogios. Concluindo, ressaltamos a importância de professores em formação estarem preparados para lidar com as diversas situações onde o feedback oral seja necessário no que diz respeito a sua função e sua prática. Consideramos que seja importante que haja mais estudos na área para melhorar o ensino de inglês como Língua Estrangeira e a capacitação de professores, não só os em formação na universidade, mas também todo e qualquer professor em exercício numa esfera global.
Palavras-chave crenças, feedback oral, formação de professores
Forma de apresentação..... Oral
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