Resumo |
A transmissão efetiva de conhecimentos básicos sobre a evolução biológica é desafiadora para educadores em vista da disseminação generalizada de conceitos equivocados sobre o tema. O Museu de Zoologia João Moojen (MZUFV) mantém uma exposição permanente e conta com algum material que permite compararem-se características de diferentes grupos de animais e desenvolver-se o pensamento crítico sobre conservação da biodiversidade. O projeto tem o propósito de ensinar conceitos básicos sobre evolução orgânica e enriquecer o acervo do MZUFV através de uma exposição de esqueletos de aves. A proposta é destacar as diferentes adaptações ao vôo por diferentes Ordens de aves, com foco nas modificações dos ossos de cada espécime montado, aumentando o conhecimento dos visitantes sobre a evolução orgânica, em especial as adaptações ao vôo. Apesar da dificuldade de obtenção de alguns espécimes e do tempo de descarne dos indivíduos devido ao baixo número de dermestes (Dermestes maculatus), insetos utilizados para a limpeza final dos esqueletos, até agora o projeto tem quatro esqueletos prontos, das Ordens Psittaciformes (arara-canindé, Ara ararauna), Passeriformes (andorinha-pequena-de-casa, Pygochelidon cyanoleuca), Apodiformes (beija-flor-de-peito-azul, Amazilia lactea) e Caprimulgiformes (bacurau, Hydropsalis sp.), e três esqueletos em preparação, das Ordens Falconiformes (quiriquiri, Falco sparverius), Pelecaniformes (garça-moura, Ardea cocoi) e Strigiformes (coruja-buraqueira, Athene cunicularia). Além disso, participamos do Projeto Ciência na Praça, em Viçosa, expondo um de nossos esqueletos, que teve um retorno positivo do público geral. Estamos em processo de obtenção, por doação, de alguns espécimes de ambiente marinho pelo IPRAM (Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, de Vitória -ES). O projeto visa aplicar uma metodologia mais interativa e visual para o ensino de um conteúdo abstrato. Uma nova exposição, dentro da exposição didática principal já existente no MZUFV, traz outras perspectivas e dá suporte às futuras situações de aprendizagem, por escolas e pela comunidade, fora do espaço formal de ensino. |