Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9984

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Matemática
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Natália Cristina Cal
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Outros membros Lucas Coelho da Silva
Título A Concepção dos Estudantes sobre a Matemática: Uma Construção Cultural
Resumo O projeto tem como objetivo geral descrever a cultura matemática dos alunos ingressantes na Universidade Federal de Viçosa e perceber em que medida esta cultura desempenha um papel determinante nas escolhas acadêmico-profissionais e na construção da cidadania. A matemática traz em si valorizações e concepções das sociedades que a compartilham. A compreensão de toda a cultura dá-se a partir da identificação do quadro de valores que a sustenta. Bishop (1991) refere que a matemática está, enquanto fenômeno cultural, igualmente embebida em valores, embora nem sempre estes sejam expressos e conhecidos com clareza. Da mesma forma, um conjunto de valores sustenta as práticas adotadas no ensino de matemática. A visão tecnicista e excludente da matemática partilhada no âmbito escolar decorre da falta de consciência e de crítica com relação aos valores implícitos à matemática ocidental. Aprender matemática é uma necessidade para a inserção cidadã dos jovens na sociedade atual. É portanto, um direito dos alunos, de todos os alunos, e um dever da escola (MOREIRA, 2017). O ensino da matemática, na forma como vem sendo praticado na maioria dos países, é impessoal, homogeneizado, tecnicista e não afetivo, além de excludente (BISHOP, 1991). A abordagem pedagógica tradicional tem resultado num quadro de insucesso na aprendizagem matemática da maioria dos nossos alunos. A ausência do trabalho pedagógico com os valores que fazem parte da cultura matemática partilhada socialmente conduz a um esvaziamento das práticas educativas transformando o ensino da matemática num mero treino de técnicas e procedimentos. Tal situação empobrece o processo de ensino-aprendizagem da matemática e alimenta uma visão negativa da matemática, dissociada da vida e desprovida de sentido para grande parte dos estudantes. No âmbito escolar, é muito importante perceber e discutir de que forma estes valores e as suas interações influenciam a vida na sociedade atual.
Este trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, desenvolver-se-á um estudo de campo através de um questionário online e de entrevistas com pessoas selecionadas. Realizamos uma pesquisa de referência de trabalhos similares e elaboramos as perguntas do questionário que será disponibilizado online para alunos ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa no ano de 2018. Não haverá identificação dos alunos. Os dados obtidos, tanto no questionário quanto por meio da entrevista serão analisados qualitativa e quantitativamente. As técnicas de tratamento de dados utilizadas serão a análise estatística e a análise de conteúdo, conforme os dados apresentarem-se de natureza quantitativa ou qualitativa, respectivamente. Esta pesquisa está em desenvolvimento, e portanto, os resultados apresentados são parciais.
Palavras-chave Educação Matemática, Enculturação Matemática, Cidadania.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.