Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9979

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Bruno Henrique Costa Miranda
Orientador JOAO CARLOS BOUZAS MARINS
Outros membros Matheus Santos Cerqueira
Título Comparação do nível de aptidão física de atletas universitários de futsal, com dados normativos de atletas profissionais
Resumo INTRODUÇÃO: O Futsal é uma modalidade de perfil intermitente, tendo em vista que em todo momento acontecem esforços de curta duração com altas intensidades. Durante o jogo o atleta deve estar preparado para realizar acelerações, desacelerações e mudanças rápidas de direção. Para o planejamento de um treinamento é fundamental ter indicadores de referência das qualidades físicas treináveis da modalidade, adequadas para o nível de competição que os atletas serão submetidos.
OBJETIVO: Determinar o nível de aptidão física, bem como as diferentes capacidades fisiológicas, de atletas de futsal universitários e comparar com dados normativos de atletas profissionais de futsal.
METODOLOGIA: Participaram do estudo 23 atletas (21,7±2,1 anos, 73,0±9,5 kg, 172,8 ± 5,8 cm) pertencentes as equipes universitárias da Universidade Federal de Viçosa, que realizam habitualmente treinamento três vezes por semana, com duração de uma a duas horas por dia de treino, em período vespertino ou noturno. Os participantes foram submetidos a uma rotina de avaliação que envolvia medidas antropométricas (massa corporal, estatura, espessura das dobras cutâneas) e testes para estimativa das capacidades aeróbia, anaeróbia, velocidade de deslocamento, agilidade, flexibilidade e potência de membros inferiores. Os resultados foram tratados com estatística descritiva. Foi feito um levantamento de trabalhos recentes sobre o perfil físico-motor de jogadores de Futsal profissional para a realização das comparações do estado da forma. RESULTADOS: Houve semelhança em relação ao perfil antropométrico, velocidade de deslocamento e agilidade, entre jogadores universitários e profissionais. No entanto nas demais capacidades fisiológicas os atletas profissionais demonstraram um nível maior de aptidão, de acordo com os testes realizados.
CONCLUSÃO: Atletas universitários apresentam similar perfil antropométrico, agilidade e velocidade de deslocamento em relação aos jogadores profissionais, sugerindo que as demais capacidades fisiológicas devam ter uma maior atenção durante a preparação física, em razão de que elas são imprescindíveis para o sucesso em modalidades de perfil intermitente.
Palavras-chave Futsal, testes físicos, esporte universitário
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.