Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9977

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Aryane Cristina Gonçalves de Souza
Orientador JEFERSON BOECHAT SOARES
Outros membros Daniela Grijó de Castro, Jacqueline Sancho Pereira Lourenço, Luciana Alves da Silva, NADIA DUTRA DE SOUZA
Título ​Fórum Municipal Lixo e Cidadania Viçosa: Inclusão dos Catadores e Mobilização Social
Resumo A sensibilização da comunidade viçosense a respeito da coleta seletiva, bem como a valorização das associações de catadores de Viçosa, MG, vem sendo tema de diversos projetos realizados pelo Programa de extensão: ”Projeto InterAção: Responsabilidade e Meio Ambiente”, assim como o presente projeto faz parte do mesmo. Na busca pela contratação das associações, e expansão da coleta seletiva, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei nº 12.305/10, percebemos a falta de instrumentos de gestão por parte do poder público, que tem como responsável pela limpeza urbana, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia municipal.
A fim de obter medidas concretas quanto aos inúmeros problemas referentes aos resíduos, como o descumprimento da PNRS, o descarte inadequado de materiais recicláveis no Aterro Sanitário de Viçosa, e a inexistência da contratação das associações de catadores de materiais recicláveis, ocorreu a instalação do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Viçosa - FMLC-Viçosa, em agosto de 2017. Nesse sentido, diversos setores foram procurados, como o Ministério Público, motivando, assim, um diagnóstico sobre a gestão municipal e sobre as associações elaborado pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS), o qual sugeriu a construção de um fórum municipal, atuando de acordo com os princípios dos Fóruns Nacional e Estadual Lixo e Cidadania, com o Movimento Nacional dos Catadores e em consonância com a legislação vigente. Essa instância tem como um de seus principais objetivos a inserção dos catadores na coleta seletiva do município, bem como a mobilização da sociedade civil para demandar o cumprimento da política pública vigente no tocante aos resíduos sólidos. O descarte inadequado de materiais recicláveis para o Aterro Sanitário de Viçosa, devido a não realização da coleta seletiva onde a mesma já havia sido implantada, não só diminui a renda dos catadores e a vida útil do aterro como também contribuiu para que a comunidade perca a confiança em ações que visem a realização efetiva da coleta seletiva no município. As reuniões do Fórum são mensais, e contam com a participação da comunidade, representantes dos poderes Legislativo e Executivo, do SAAE, da UFV, do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, entre outros segmentos. Ainda assim, o Fórum representa um espaço que vai muito além de suas reuniões, dando visibilidade ao trabalho dos catadores, agregado força e possibilitado dar andamento à contratação dessas associações, participado de falas na tribuna na Câmara Municipal, bem como, compartilhado essa experiência para a construção do Fórum Municipal de Ponte Nova. Dessa forma, desde seu lançamento, o FMLC-Viçosa vem conquistando credibilidade, e se constituindo como importante espaço de discussão, formação e proposição de soluções para os problemas que permeiam a questão dos resíduos sólidos e das associações de catadores do município.
Palavras-chave Fórum, Catadores, Resíduos Sólidos
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.