Resumo |
A violência constitui um fenômeno abrangente e complexo, que se manifesta diferentemente conforme cada contexto social, histórico, econômico e cultural. Estudiosos do tema apontam como grave questão social da contemporaneidade a violência nas escolas. Como enfrentamento a esta realidade, as técnicas da mediação de conflitos têm sido adotadas em escolas da rede brasileira de ensino público, sob o fomento do Poder Judiciário. Com auxílio de uma pessoa imparcial, capacitada, a mediação respalda-se no diálogo e na escuta empática dos indivíduos em conflito, e tem o objetivo de ensiná-los a comunicarem-se de forma não violenta e empoderá-los para solucionarem suas contendas autônoma e pacificamente. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado sobre métodos consensuais de solução de conflitos enquanto política pública. Para compreender melhor como é tratada a temática da violência, verificar como têm sido implementados os projetos de mediação de conflitos nas escolas e identificar possíveis lacunas no âmbito da pesquisa científica e, eventualmente, sugerir estudos posteriores, foi realizada uma revisão de literatura. Buscou-se no banco de dados SciELO – Scientific Electronic Library Online - pelas palavras-chave “violência escolar”, “mediação de conflito escolar”, “prevenção da violência escolar” e “cultura de paz nas escolas”, os artigos científicos publicados entre janeiro de 2007 e junho de 2017, em língua portuguesa. Com o uso destes marcadores, encontrou-se 19 artigos, os quais apresentaram, em suma, os seguintes conteúdos: formas, causas e desdobramentos da violência escolar; relação da massificação da educação com a intensificação dos conflitos; papel da escola de autora, vítima e palco de violência, e de reprodutora das desigualdades sociais; possibilidade de abordagem construtiva dos conflitos como catalizadores de mudanças e melhorias nas relações; novas exigências de competências sociais direcionadas aos educadores; necessidade de políticas educacionais para o enfrentamento da violência; conceituação da mediação de conflitos e suas vantagens para o contexto escolar. Por intermédio da pesquisa bibliográfica realizada, tendo em vista o banco de dados e os marcadores utilizados, concluiu-se que a maioria dos estudos encontrados problematiza o cenário de violência de muitas escolas brasileiras e aponta a necessidade de políticas públicas. A mediação de conflitos é apresentada por alguns autores como ferramenta de combate e prevenção à violência, no entanto os estudos se atêm à descrição das técnicas e à argumentação acerca de seus benefícios. Assim, assinala-se uma lacuna quanto à existência de estudos científicos avaliativos de projetos de mediação de conflitos já implementados nas escolas públicas brasileiras, para se conhecer sobre sua execução, desafios e impactos. Contudo, reconhece-se como necessário o aprofundamento da presente pesquisa, com levantamentos mais abrangentes afim de confirmar a escassez de material encontrado. |