Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9976

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Roberta Dornelas Miranda
Orientador LILIAN PERDIGÃO CAIXETA REIS
Título A mediação de conflitos enquanto ferramenta de enfrentamento à violência nas escolas públicas brasileiras: uma revisão de literatura.
Resumo A violência constitui um fenômeno abrangente e complexo, que se manifesta diferentemente conforme cada contexto social, histórico, econômico e cultural. Estudiosos do tema apontam como grave questão social da contemporaneidade a violência nas escolas. Como enfrentamento a esta realidade, as técnicas da mediação de conflitos têm sido adotadas em escolas da rede brasileira de ensino público, sob o fomento do Poder Judiciário. Com auxílio de uma pessoa imparcial, capacitada, a mediação respalda-se no diálogo e na escuta empática dos indivíduos em conflito, e tem o objetivo de ensiná-los a comunicarem-se de forma não violenta e empoderá-los para solucionarem suas contendas autônoma e pacificamente. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado sobre métodos consensuais de solução de conflitos enquanto política pública. Para compreender melhor como é tratada a temática da violência, verificar como têm sido implementados os projetos de mediação de conflitos nas escolas e identificar possíveis lacunas no âmbito da pesquisa científica e, eventualmente, sugerir estudos posteriores, foi realizada uma revisão de literatura. Buscou-se no banco de dados SciELO – Scientific Electronic Library Online - pelas palavras-chave “violência escolar”, “mediação de conflito escolar”, “prevenção da violência escolar” e “cultura de paz nas escolas”, os artigos científicos publicados entre janeiro de 2007 e junho de 2017, em língua portuguesa. Com o uso destes marcadores, encontrou-se 19 artigos, os quais apresentaram, em suma, os seguintes conteúdos: formas, causas e desdobramentos da violência escolar; relação da massificação da educação com a intensificação dos conflitos; papel da escola de autora, vítima e palco de violência, e de reprodutora das desigualdades sociais; possibilidade de abordagem construtiva dos conflitos como catalizadores de mudanças e melhorias nas relações; novas exigências de competências sociais direcionadas aos educadores; necessidade de políticas educacionais para o enfrentamento da violência; conceituação da mediação de conflitos e suas vantagens para o contexto escolar. Por intermédio da pesquisa bibliográfica realizada, tendo em vista o banco de dados e os marcadores utilizados, concluiu-se que a maioria dos estudos encontrados problematiza o cenário de violência de muitas escolas brasileiras e aponta a necessidade de políticas públicas. A mediação de conflitos é apresentada por alguns autores como ferramenta de combate e prevenção à violência, no entanto os estudos se atêm à descrição das técnicas e à argumentação acerca de seus benefícios. Assim, assinala-se uma lacuna quanto à existência de estudos científicos avaliativos de projetos de mediação de conflitos já implementados nas escolas públicas brasileiras, para se conhecer sobre sua execução, desafios e impactos. Contudo, reconhece-se como necessário o aprofundamento da presente pesquisa, com levantamentos mais abrangentes afim de confirmar a escassez de material encontrado.
Palavras-chave violência nas escolas, enfrentamento à violência escolar, mediação de conflito escolar
Forma de apresentação..... Oral
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