Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9963

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Renata de Souza Gomes
Orientador ISABELA LEAO PONCE PASINI
Outros membros Odália Martins Machado, Rosely Mendes da Silva
Título Projeto Semeando a Agroecologia e Plantando Agua
Resumo O projeto tem como objetivo ampliar conhecimentos e promover práticas de uso racional da água, em comunidades de agricultores e agricultoras familiar, proporcionando espaços de resgate cultural, levantando o histórico da água para a comunidade, desenvolvendo uma visão crítica sobre as mudanças ocorridas no decorrer do tempo e promovendo o fortalecimento da agroecologia. Estas atividades são desenvolvidas com metodologias participativas como os intercâmbios agroecológicos, os ciclos de cultura e os mutirões. As ações envolvem práticas de conservação de nascentes e cursos d’água, recuperação de matas ciliares com sistemas agroflorestais, implantação de caixas secas na beira das estradas rurais e o tratamento de esgoto com a implantação de fossas sépticas e biodigestores. Outra ação proposta é o trabalho de educação ambiental na escola com as crianças do primeiro ao 5º quinto ano. Justificativa O projeto é desenvolvido na comunidade de Carangolinha de Cima, que faz parte da área de proteção ambiental de Bom Jesus, no município de Divino –MG, o projeto de plantio de água vem desenvolvendo ações com o intuito de recuperar nascentes, proteger a mata ciliar, implantar sistemas alternativos de tratamento do esgoto, e proporcionar espaços de diálogos sobre práticas agroecológicas, relações de gênero e resgate cultural. Uma das ações alcançadas foi a realização de mutirões que contribuíram para o empoderamento dos moradores locais, já que as ações são definidas pela própria comunidade. Estas atividades já estão acontecendo há cerca de 2 anos, com encontros mensais e temas demandados pela própria comunidade, acontecendo nas casas dos próprios moradores. A família que está recebendo faz um relato histórico de sua propriedade, qual sua importância para suas vidas e detalha como gostaria de melhoras ou resolver algum problema da propriedade. Após esta conversa, é feito um planejamento estratégico, levantando todas as possibilidades para resolver o problema. Depois vem as ações práticas com as intervenções previstas pela família, como a construção de cercas, plantio de mudas em áreas degradadas, limpeza das áreas ao redor, separação de lixo, entre outas. Conclui-se que a intervenção do dia, o grupo se reúne para avaliar e marcar previamente o próximo encontro, e as possíveis atividades a serem realizadas neste intervalo de um encontro ao outro, como, por exemplo, atividades de acompanhamentos das intervenções feitas. Vemos como resultados do projeto o aumento das nascentes, dos cursos d' água, aumento da mata nativa com as ações de reflorestamento, instalação de 12 fossas sépticas , atendendo 40% da comunidade, implementação de 20 caixas secas nas estradas e o aumento da conscientização ambiental da comunidade.
Palavras-chave Agroecologia, Educação Popular, Comunidade
Forma de apresentação..... Oral
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