Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9962

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor MATHEUS PIRAMIDES TEIXEIRA SOARES
Orientador DANIEL RODRIGUES VENTURA
Outros membros Daniel Heleno Mariano, Júlia Costa Nacif Santos
Título A vídeo-análise no ensino da mecânica
Resumo O aprendizado comumente alcançado pelos estudantes se baseia apenas na parte que eles conseguem assimilar do que foi de maneira expositiva ensinado pelo professor em sala de aula. Este método tradicional pode ocasionar, em algumas matérias como a física e a matemática, um desinteresse dos alunos e, na intenção de aproximá-los da disciplina, adotou-se uma sequencia metodológica interativa e envolvente de complementação do ensino, utilizando um software livre e um devido diálogo orientado entre os pares de estudantes. As atividades que nós desenvolvemos foram realizadas com o auxílio de tecnologias acessíveis presentes no cotidiano da nova geração de jovens, usuais em tabletes, computadores e celulares. Para a análise de vídeos, fisicamente falando, foi instalado nos computadores do laboratório de informática do Colégio de Aplicação da UFV o software livre Tracker¹ e a cada aula um respectivo vídeo gravado por uma câmera simples de celular ou em câmara semi-profissional adequada, quando necessário, era disponibilizado nos computadores. Algumas imagens eram obtidas pelos próprios estudantes e outras de um banco de dados do professor. Objetivou-se com o projeto a aplicação de uma metodologia de ensino aos alunos do ensino médio que os despertasse o interesse em aprender as ciências exatas utilizando recursos educacionais modernos. Nosso trabalho foi desenvolvido para estudantes da primeira série do colégio de aplicação CAp-COLUNI/UFV e ao estudo da mecânica utilizando a vídeo-análise de movimentos para análise cinemática e dinâmica dos fenômenos físicos envolvidos. Através da abordagem teórico-prática, estudantes bolsistas envolvidos no projeto auxiliavam os professores e acompanhavam na execução das atividades os estudantes, auxiliando os nas simulações computacionais e confecções de gráficos que o programa Tracker oferece, bem como na interpretação dos fenômenos. Além disso, analisamos a eficiência do projeto, realizando avaliação reflexiva após cada etapa e a partir desta era realizada a adequação das orientações, roteiros. Ao final de cada etapa era analisado também, o ganho de conhecimento obtido, isto por meio da correção dos relatórios das atividades realizadas.
Desenvolvemos roteiros para o ensino da física experimental de maneira simplificada através do programa. Estes estão disponibilizados na internet possibilitando que outras escolas, em suas devidas condições tecnológicas, também tenham a oportunidade de complementar o ensino teórico e aproximar os alunos da matemática e da física, utilizando esta metodologia que foi testada e comprovadamente possível de ser realizada de maneira acessível, também foram disponibilizados vídeos no youtube, onde membros parceiros ensinam como utilizar o software Tracker para o estudo da física. O método foi comprovadamente eficiente para complementar o conhecimento de física e envolver os estudantes no estudo das ciências exatas.
Palavras-chave Vídeo análise, Ensino interativo de física, Mecânica.
Forma de apresentação..... Painel
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