Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9932

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Naiara Frade da Mata
Orientador CAMILA SANTANA DOMINGOS
Outros membros Fernanda Luciana Moreira Barbosa, Jéssica Gonçalves da Cruz, João Vitor Andrade, LUANA VIEIRA TOLEDO
Título A construção coletiva através da educação permanente com técnicos de enfermagem: relato de experiência
Resumo Introdução: a educação permanente em saúde possui caráter ético-político-pedagógica, cuja finalidade é a qualificação e transformação da atenção à saúde, melhoria dos processos formativos, expansão das práticas de educação em saúde, bem como a realização de ações e serviços numa perspectiva intersetorial. Nesse sentido, o Projeto de Educação Permanente intitulado “A voz e a vez dos técnicos de enfermagem: construindo espaços de diálogo e qualificação profissional no contexto da Atenção Primária à Saúde”, iniciado em 2014 na Universidade Federal de Viçosa, tem como finalidade desenvolver momentos de ressignificação de práticas junto aos técnicos de enfermagem inseridos na Atenção Primaria à Saúde. Objetivo: relatar as experiências vivenciadas pelo referido projeto de extensão no primeiro semestre de 2018. Descrição das principais ações: Foram realizados três oficinas. Na primeira trabalhamos as competências do técnico de Enfermagem na atenção primária, através de uma chuva de ideias sobre as atividades que os mesmos desempenham com autonomia e, posteriormente, abordamos as competências legais. Na segunda oficina, discutimos sobre a Campanha da Influenza, com a realização de um teatro, exposição em Power point e uma atividade de relaxamento conduzida por um membro convidado. Na terceira oficina apresentamos sobre curativos com enfoque em coberturas, suas indicações, além de demonstrar algumas fisicamente. Dividimos os participantes em duplas para que discutissem alguns casos sobre feridas e propusessem qual a conduta teriam frente a eles; ao final distribuímos um fluxograma para auxiliar durante a escolha de uma cobertura. Resultados alcançados até o momento: os temas refletidos e discutidos no decorrer das oficinas relacionam-se diretamente com o cotidiano dos técnicos de enfermagem, tornando-se uma ferramenta útil para a construção de ações coletivas e reorientação da prática profissional. A avaliação individual das três oficinas realizadas até o momento demonstra uma satisfação dos participantes com os encontros, sobretudo pelas metodologias horizontalizadas e dialógicas que têm sido utilizadas para discutir questões rotineiras. Além disso, foram apresentados dois trabalhos em formato de pôster dialogado durante a IX Mostra de Trabalhos Científicos da 9ª Semana de Enfermagem da UFV/I Congresso de Enfermagem da UFV. Conclusões: as oficinas assumem um papel importante na evolução profissional dos envolvidos, uma vez que a partir delas é possível o encontro de olhares diferentes sobre o mesmo tema e, consequentemente, a construção de mudanças práticas aplicáveis. Para os acadêmicos envolvidos no projeto destaca-se a contribuição na formação profissional, aliando o conhecimento da graduação com o cenário da prática profissional.
Palavras-chave Educação permanente, atenção primária a saúde, técnicos de enfermagem
Forma de apresentação..... Oral
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