Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9929

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Nathalia Fonseca Rodrigues
Orientador IVONETE DA SILVA LOPES
Título Influenciador digital e consumo: análise da Haskell Cosmética Natural
Resumo Estratégias modernas de comunicação são cada vez mais adotadas por organizações que desejam ganhar visibilidade e estreitar o relacionamento com o público. Essas ações concentram-se, especialmente na comunicação mercadológica, que basicamente tem como objetivo persuadir e atrair novos clientes com a finalidade de aumentar as vendas. Com a centralidade da comunicação mediada por aparatos tecnológicos, o que se ampliou com a popularização da internet, as empresas viram a necessidade de se inserirem no ambiente digital para interagir com seu público, o que abre uma gama de possibilidades de estreitar o relacionamento entre a marca e os clientes. Dessa maneira, através do marketing digital, tornou-se possível a existência de um relacionamento mais próximo com o público-alvo, de forma que a promoção da marca seja feita de novas maneiras, como com o uso de influenciadores digitais. Nesta pesquisa o objetivo é analisar um dos setores da comunicação organizacional, o marketing digital adotado pela empresa de cosméticos Haskell para compreender as estratégias utilizadas para aproximação do público, assim como para melhorar a imagem e atrair novos consumidores. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as estratégias de comunicação mercadológica no ambiente digital da empresa Haskell Cosmética Natural, buscando responder quais são os impactos do uso de influenciadores digitais pela empresa em sua comunicação mercadológica nas decisões do consumidor. Foi realizado um estudo de caso da Haskell Cosmética Natural, focalizado na sua comunicação mercadológica. O delineamento ocorreu por meio da abordagem qualitativa, e apresentou cunho descritivo. Para a coleta de dados, utilizou-se a netnografia em duas redes sociais da empresa (Facebook e Instagram) e um questionário visando obter informações sobre a relação entre influenciador digital e consumo. O método utilizado para a análise de dados foi a análise de conteúdo, na qual separou-se as informações coletadas em quatro categorias: Divulgações, Promocionais, Informacionais e Diversos. Por meio da análise, percebeu-se que o influenciador por si só não é uma garantia de sucesso do produto/serviço, mas ele auxilia outras variáveis como indicações de conhecidos, preço e conhecimento da marca, que ainda possuem grande relevância, para resultar na venda do bem/serviço oferecido. Conclui-se que o uso de influenciadores digitais nas publicações no Instagram impacta positivamente o volume de curtidas, porém não é um fator decisório para o sucesso de uma postagem quando esses influenciadores não apresentam um número relevante de seguidores. Em relação ao Facebook, não foi observado essa influência, visto que, na única postagem em que uma influenciadora foi citada, a quantidade de reações e compartilhamentos foi inferior às das outras postagens, que não utilizaram essa ferramenta.
Palavras-chave Comunicação mercadológica, marketing digital, influenciador digital
Forma de apresentação..... Painel
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