ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Pós-graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Jéssica Angelo Pereira |
Orientador | VALTER MACHADO DA FONSECA |
Título | A Formação do Pedagogo no Contexto das Reformas Neoliberais |
Resumo | O presente trabalho submetido ao Simpósio de Integração Acadêmica é o projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. Este projeto também integra os estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Educação e Trabalho – NUPETE – vinculado a Universidade Federal Fluminense. Alinhado as pesquisas do NUPETE o projeto tem por objeto de estudo a formação do pedagogo no Brasil sob as orientações dos organismos multilaterais. Ao assumir o materialismo como princípio científico exige-se desta pesquisa a categoria concreticidade, ou seja, o que torna esse objeto concreto? Para além do caminho que uma pesquisa empiricista poderia apontar, a categoria concreticidade exige a história para compreensão do objeto em sua totalidade. Me refiro aqui a concepção marxista de história que têm na categoria trabalho seu marco fundador. Ou seja, é através do trabalho, do desenvolvimento das forças de produtivas e das relações de produção que os homens fizeram história. Trabalhar com esta categoria é ter claro que as circunstâncias que constituíram o objeto de pesquisa não são problemas, são necessidades da sociedade capitalista em formar tal modelo pedagogo. É nessa perspectiva que o recorte temporal da pesquisa se concentra na década de 1990 e se estende até a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia no ano de 2006 (Resolução CNE/CP Nº1 de 15 de maio de 2006) e, para analisar essa conjuntura é preciso compreender como se processam as reformas na educação brasileira neste período histórico. Os anos finais do século XX e início do presente século são marcados pela implementação das políticas neoliberais como resposta do capital à sua crise iniciada no início dos anos 1970. Crise que é impulsionada por outra resposta do capital à sua anterior crise nos anos 1930. Dessa forma, pretendemos colocar em movimento com a materialidade histórica das transformações político-econômicas da sociedade capitalista pós-crise de 1970 com a formulação das DCNs para o Curso de Pedagogia e o modelo de trabalhador da educação imposto por elas. |
Palavras-chave | Formação do Pedagogo, Reformas Neoliberais, Formação Humana. |
Forma de apresentação..... | Oral |