Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9920

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Geografia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Irani dos Santos Rodrigues
Orientador Higor Mozart Geraldo Santos
Título O papel da ludicidade no ensino de Geografia: limites e possibilidades
Resumo A ludicidade faz parte da existência do ser humano, e até mesmos atos despretensiosos são encarados como momentos lúdicos munidos de grande potencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo e social da criança. Talvez seja por isto que o lúdico deva ser também trabalhado no campo educacional visando sempre uma educação de qualidade, integral e prazerosa aos educandos. Adotar novas metodologias não implica em romper com o modelo tradicional de ensino, mas em ir além entendendo que, no processo de ensino-aprendizagem, o aluno também é responsável. Ao utilizar outros recursos pedagógicos, como músicas, vídeos, brincadeiras, maquetes entre outros, o educador tende a atender com maior abrangência aos contextos e diversidades presentes dentro da sala de aula. Muitos são os elementos presentes no cotidiano escolar que inviabilizam a utilização destes mecanismos, no entanto ainda é possível promover aulas lúdicas com os recursos que a escola dispõe. Deste modo, entendendo as contribuições e importância das atividades lúdicas tanto para os alunos quanto para o professor, este trabalho buscou analisar o papel de uma educação geográfica lúdica junto aos alunos do 9º ano da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes, situada em Viçosa – Minas Gerais. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de dois questionários aos alunos, uma entrevista dirigida à professora, observações das aulas e a execução de uma regência. Esta última foi dividida em três momentos, o primeiro foi a confecção de uma mini loja com produtos atuais e antigos para serem consumidos pelos estudantes. O segundo foi uma aula ministrada pela professora cujo tema era: “O consumismo e o meio ambiente”. E por fim, o terceiro momento foi a exibição e discussão de um documentário. A partir da pesquisa verificamos que na concepção da professora suas aulas são lúdicas porque busca trazer exemplos reais que propiciam uma maior proximidade com o educando. Além disso, ela utiliza recursos como filmes e mapas para desenvolvê-las. No entanto, os alunos ressaltaram haver a necessidade da ampliação dos instrumentos pedagógicos, pois estes, segundo suas considerações, propiciaram aulas mais dinâmicas e maior articulação entre teoria e prática.
Palavras-chave Atividades Lúdicas, Diferentes linguagens, Ensino de Geografia.
Forma de apresentação..... Painel
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