Resumo |
Descrição do tema central do trabalho: As atuais diretrizes da educação universitária apontam para a necessidade de implementação de novos modos de se pensar e praticar o processo de ensino e aprendizagem, nas quais as mudanças requeridas pelo sistema de informação e comunicação exigem transformação paradigmática na formação superior. As mudanças visam a implementação de um modelo educativo embasado na formação por competências e centrado no processo de aprendizagem e em cenários mutantes e abertos. Logo, se faz necessário investir em processos de formação que rompam com as formas cristalizadas tradicionais de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, a emersão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e sua incorporação no cotidiano dos indivíduos é cada vez mais frequente nas práticas sociais. As TIC podem ser utilizadas como modalidades presencial e/ou Educação à Distância (EAD) que são trabalhadas, por exemplo, nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que são plataformas nas quais os docentes organizam suas ferramentas didáticas e atividades da disciplina, disponibilizando-as para acesso na escola ou em casa. Público alvo: A população do estudo foi composta por estudantes de graduação do campus Viçosa da Universidade Federal de Viçosa, matriculados na disciplina EFG 116 – Parasitologia Humana no primeiro semestre de 2018. Justificativa: A plataforma virtual poderá auxiliar no ensino das principais parasitoses evidenciadas em nossa região tornando mais dinâmico o processo de ensino aprendizagem. Objetivos: Avaliar a aplicabilidade e o ganho cognitivo da utilização de uma plataforma virtual de aprendizagem em discentes da disciplina de Parasitologia Humana (EFG 116) da Universidade Federal de Viçosa. Metodologia: Trata-se de um estudo de intervenção, não randomizado e não controlado. Foram aplicados questionários pré e pós utilização da plataforma virtual de aprendizagem, além de um questionário para avaliar a utilização da plataforma e dados sociodemográficos e acadêmicos. Foram realizadas análises descritivas e para comparar as diferenças observadas nos questionários pré e pós utilização da plataforma foi utilizado o teste t pareado. Resultados: Total de 43 alunos responderam o questionário, sendo que 83,72% eram do sexo feminino. Cursavam enfermagem 76,74% dos alunos e biologia 23,26%. Após a aplicação do pré-teste e do pós-teste foi possível observar um consistente crescimento do conhecimento dos estudantes em relação aos temas investigados (p=0,001). A média de acertos no pré-teste foi de 4,07 questões, enquanto no pós-teste de 5,51. A plataforma foi bem avaliada pelos estudantes. Conclusão: Os resultados atuais nos permitem concluir que a plataforma é de grande interesse educacional e poderá ser útil aos estudantes. |