Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9915

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Nathália Costa de Castro
Orientador TIAGO RICARDO MOREIRA
Outros membros ADRIANO SIMOES BARBOSA CASTRO, Luiza Possa Pereira, PAULO SERGIO BALBINO MIGUEL
Título Avaliação do uso de uma plataforma virtual de aprendizagem como estratégia inovadora no ensino da parasitologia humana.
Resumo Descrição do tema central do trabalho: As atuais diretrizes da educação universitária apontam para a necessidade de implementação de novos modos de se pensar e praticar o processo de ensino e aprendizagem, nas quais as mudanças requeridas pelo sistema de informação e comunicação exigem transformação paradigmática na formação superior. As mudanças visam a implementação de um modelo educativo embasado na formação por competências e centrado no processo de aprendizagem e em cenários mutantes e abertos. Logo, se faz necessário investir em processos de formação que rompam com as formas cristalizadas tradicionais de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, a emersão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e sua incorporação no cotidiano dos indivíduos é cada vez mais frequente nas práticas sociais. As TIC podem ser utilizadas como modalidades presencial e/ou Educação à Distância (EAD) que são trabalhadas, por exemplo, nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que são plataformas nas quais os docentes organizam suas ferramentas didáticas e atividades da disciplina, disponibilizando-as para acesso na escola ou em casa. Público alvo: A população do estudo foi composta por estudantes de graduação do campus Viçosa da Universidade Federal de Viçosa, matriculados na disciplina EFG 116 – Parasitologia Humana no primeiro semestre de 2018. Justificativa: A plataforma virtual poderá auxiliar no ensino das principais parasitoses evidenciadas em nossa região tornando mais dinâmico o processo de ensino aprendizagem. Objetivos: Avaliar a aplicabilidade e o ganho cognitivo da utilização de uma plataforma virtual de aprendizagem em discentes da disciplina de Parasitologia Humana (EFG 116) da Universidade Federal de Viçosa. Metodologia: Trata-se de um estudo de intervenção, não randomizado e não controlado. Foram aplicados questionários pré e pós utilização da plataforma virtual de aprendizagem, além de um questionário para avaliar a utilização da plataforma e dados sociodemográficos e acadêmicos. Foram realizadas análises descritivas e para comparar as diferenças observadas nos questionários pré e pós utilização da plataforma foi utilizado o teste t pareado. Resultados: Total de 43 alunos responderam o questionário, sendo que 83,72% eram do sexo feminino. Cursavam enfermagem 76,74% dos alunos e biologia 23,26%. Após a aplicação do pré-teste e do pós-teste foi possível observar um consistente crescimento do conhecimento dos estudantes em relação aos temas investigados (p=0,001). A média de acertos no pré-teste foi de 4,07 questões, enquanto no pós-teste de 5,51. A plataforma foi bem avaliada pelos estudantes. Conclusão: Os resultados atuais nos permitem concluir que a plataforma é de grande interesse educacional e poderá ser útil aos estudantes.
Palavras-chave Ambiente virtual de aprendizagem, ensino, parasitologia humana.
Forma de apresentação..... Oral
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