Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9908

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Diego Cardoso Perez
Orientador GERSON LUIZ ROANI
Outros membros JUAN PABLO CHIAPPARA CABRERA
Título O narrador: considerações sobre a obra de Alejandro Zambra (ou a busca por voz narrativa legitima nos romances Bonsái, La vida privada de los árboles e Formas de volver a casa)
Resumo Ainda que por vezes descrito com poucos ou muitos excessos midiáticos, o escritor chileno Alejandro Zambra surge, neste início de século XXI, como um fenômeno editorial no cenário literário internacional. Autor de uma prosa leve, com a qual desenvolve temas profundos como a Ditadura Militar chilena, o ofício do escritor e as relações interpessoais na contemporaneidade, Zambra parece trabalhar desde um contexto sócio-histórico em que a crise da legitimidade artística coloca em xeque o papel do narrador na contemporaneidade. Entre a crítica tradicionalista e a pós-modernidade, contudo, Zambra não parece, ao buscar a sua própria voz narrativa, se identificar com nenhuma das vertentes teóricas vigentes para seu projeto literário. E será com essa impressão de não compreender de todo seu papel como narrador e romancista que Zambra encontra na teoria do crítico e filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) um elemento central da constituição de sua prosa. Assim, formulada inicialmente como uma parodia do ensaio ”O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov” (1994)em Bonsái, passando por uma carga conflituosa sobre sua posição como narrador em La vida privada de los árboles, e finalmente, adquirindo um profundo questionamento desta condição em Formas de voltar volver a casa, a prosa de Zambra se enlaça por uma mise-em-abyme que, consequentemente, cria entre esta “trilogia” um profundo ar de familiaridade. Relação esta pela qual com a presente pesquisa se guia para definir três objetivos fundamentais de investigação: compreender a formação da voz narrativa do escritor chileno Alejandro Zambra em seus romances Bonsái, Vida privada de Los árboles e Formas de volver a casa; interpretar a relação que esta formação literária desenvolve sob a luz dos preceitos de filósofo Walter Benjamin, seja de sua obra como um todo bem como especificamente de seu ensaio “O Narrador"; e, finalmente, analisar como a busca por uma legitimação artística, representada na produção romanesca de Zambra, dialoga com os desafios da criação literária na contemporaneidade. Fruto desta pesquisa, desenvolvida no programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa, que pretendemos apresentar as nossas contribuições à sociedade acadêmica.
Palavras-chave Alejandro Zambra, narratologia, Literatura latino americana
Forma de apresentação..... Oral
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