Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9900

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Mariana Silva Bernardo
Orientador DARIO CARDOSO DE LIMA
Outros membros Laura Carine Pereira Ribeiro, Lucas Coslop Comério, TACIANO OLIVEIRA DA SILVA
Título Análise da avaliação funcional e práticas ambientais de manutenção aplicadas a uma estrada de terra
Resumo Presentemente, está em curso no Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) um projeto de pesquisa com direcionamento à caracterização funcional de uma estrada de terra da malha de vias vicinais da cidade de Viçosa, Minas Gerais, Brasil, localizada no Bairro Palmital, com auxílio financeiro da FAPEMIG. Esse estudo engloba o emprego das técnicas de avaliação funcional subjetiva, com o uso de procedimento adaptado de Fontenele e Sória, avaliação funcional objetiva, com o emprego do Método de Eaton, e de práticas ambientais aplicadas à via, com base em recomendações do Departamento de Rodovias da Pensilvânia, Estados Unidos da América. Na avaliação funcional selecionaram-se 6 (seis) seções de 150 m de extensão da via, que foram posteriormente subdivididas em unidades amostrais de 50 m de extensão, totalizando 18 (dezoito) unidades amostrais. Em cada unidade amostral foi coletada uma amostra de solo do subleito para a realização de ensaios geotécnicos no Laboratório de Engenharia Civil (LEC) da UFV. Após secagem ao ar das amostras de solo, realizaram-se os ensaios de caracterização geotécnica (granulometria conjunta e limites de liquidez e plasticidade), compactação e CBR na energia do ensaio Proctor normal. Na avaliação funcional subjetiva, um grupo composto por 5 (cinco) avaliadores percorreu as unidades amostrais em um veículo a 40 km/h, atribuindo-lhes notas em uma escala de 0 a 100, que representaram as suas percepções individuais sobre a trafegabilidade (conforto e segurança) da via; posteriormente, os mesmos avaliadores percorreram a pé as unidades amostrais da via, atribuindo-lhe notas na mesma escala e percepções referidas. Na avaliação funcional objetiva, um grupo composto por 3 (três) dos avaliadores presentes na avaliação subjetiva percorreu a pé as unidades amostrais das seções em estudo, medindo os seus defeitos segundo padrões pré-estabelecidos no Método de Eaton, do que resultou uma avaliação das mesmas na escala, também, de 0 a 100. Com relação ao emprego na via de práticas de caráter ambiental, realizaram-se levantamentos de campo, com identificação de ações erosivas, geometria da seção transversal e existência de estruturas de drenagem nas unidades amostrais em estudo. Até o momento, completou-se o conjunto de ensaios de caracterização geotécnica dos solos de subleito das unidades amostrais analisadas, bem como está em curso o estudo comparativo dos resultados obtidos nas avaliações funcionais subjetiva e objetiva e a proposição do emprego de práticas ambientais à via em análise.
Palavras-chave Avaliação funcional, Estradas de terra, Práticas de manutenção ambiental.
Forma de apresentação..... Painel
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