Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9898

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor ALICIA CABRAL DANIEL VICENTE
Orientador LIDIANE MARIA FERRAZ ROSA
Outros membros PAULO TADEU GANDRA CAMPOS
Título Por onde anda a Matemática no ENEM
Resumo A pesquisa desenvolvida consistiu em analisar as questões de Matemática e suas Tecnologias contidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em tal análise, levamos em consideração as abordagens de cada questão, a fim de separar as mesmas por conteúdo dentro da grande área da Matemática e analisar se há uma tendência dos conteúdos matemáticos do Ensino Médio (2º e 3º anos) nas edições do ENEM. Essa é uma forma de nortear os professores de Matemática quanto à relevância dos conteúdos escolares cobrados no ENEM e mapear os conteúdos Matemáticos apresentados no ENEM referentes aos 2º e 3º anos do Ensino Médio. Esse estudo também direcionará os estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI) e posteriormente demais escolas. Os conteúdos estudados nessa análise foram referentes aos adotados no segundo e terceiro anos do ensino médio. Assim, foram analisadas todas as edições do exame a partir de sua reformulação, ocorrida em 2009, a fim de apresentar dados mais precisos e resultados mais consistentes com o que tem sido cobrado na prova. Dessa forma, foi proposto o cálculo da média de questões de um mesmo assunto por cada edição do ENEM. Partindo desse ponto, analisou-se um total de nove edições do ENEM, sendo 45 questões por exame, totalizando, ao final da análise, 405 questões de matemática. Nesse estudo, constatou-se que os conteúdos do segundo ano do ensino médio foram os mais abordados no exame. Dentre estes, destaca-se Geometria Espacial, correspondente a 13,1% do total de questões e, logo, apresentando uma média de 5,9 questões por prova. Em segundo lugar, verifica-se que Análise Combinatória/Probabilidade, conteúdo também do segundo ano, corresponde a 9,9% e, por conseguinte, apresenta uma média de 4,5 questões por prova. A partir desse estudo, é possível que os estudantes possam se preparar através de um estudo mais efetivo no que diz respeito aos conteúdos do programa analítico do ENEM. Também será uma forma de ajudar àqueles que apresentam maiores dificuldade na área de Matemática e suas Tecnologias a direcionarem seu foco de maior atenção. Os resultados obtidos da análise mostraram a tendência em termos de conteúdos matemáticos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio que as edições do ENEM têm apresentado.
Palavras-chave estatística, exame, abordagem
Forma de apresentação..... Painel
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