Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9897

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, CNPq
Primeiro autor Nathália Cardoso Gomes
Orientador ADRIANA DA SILVA
Título Análise dos hedges em dissertações de Letras
Resumo Neste trabalho, objetivamos fazer a análise metadiscursiva da categoria interacional hedge proposta por Hyland (2005), que diz respeito ao modo como o autor envolve o leitor de forma a apresentar o seu posicionamento no texto. Foi feita a análise dos Hedges em 9 dissertações elaboradas por alunos do programa de Pós Gradução Strictu Sensu em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), mas de diferentes linhas, sendo três da Literatura, três da Análise do Discurso e três da Linguística Aplicada. Considera-se que os pesquisadores de cada uma dessas áreas se posicionam em seus textos de formas diferenciadas, pois são influenciados pela própria área de pesquisa que atuam, também pelo gênero dissertação e, principalmente, para garantir a proteção de sua face em seus textos. Hyland (2012) afirma que as comunidades acadêmicas desenvolvem uma identidade disciplinar que interfere até mesmo na escrita dessas comunidades, isso justifica o estudo das diferentes linhas. Iniciamos este trabalho com uma breve introdução revisitando pesquisas feitas sobre gêneros acadêmicos. Em seguida fazemos uma revisão teórica sobre os Hedges, suas origens, relação com os modalizadores e como eles funcionam dentro do texto e para que finalidade são usados. Verificamos se os hedges da lista proposta pelo autor citado em língua inglesa estão presentes nas dissertações de Letras analisadas. Pudemos perceber que os exemplos apresentados por Hyland como os mais recorrentes nas dissertações por ele analisadas não tiveram a mesma frequência nas dissertações produzidas em língua portuguesa, pois muitos elementos ressaltados em língua inglesa não ocorreram nessas dissertações. Através de uma análise, vimos ainda que havia hedges que não foram apresentados como recorrentes para Hyland, mas foram frequentes nas dissertações analisadas. Baseados nos hedges encontrados nas dissertações de Letras, os analisamos em uso através de exemplos retirados das dissertações analisadas e desta forma conseguimos perceber as estratégias discursivas dos pesquisadores de cada uma das áreas pesquisadas. Chegamos à conclusão de que cada área do conhecimento parece possuir diferentes maneiras de se expressar levando em conta seu objeto de estudo e as teorias utilizadas. Além disso, foi possível observar que o pesquisador busca fazer parte de uma comunidade acadêmica e se integrar a ela e para se manter nela procura expressar suas opiniões de maneira velada, protegendo sua face de possíveis rejeições. Percebemos a necessidade de ampliar este trabalho, pois fizemos um recorte e precisamos ver se esse resultado se repete em um corpus maior.
Palavras-chave hedges, metadiscurso, linguística textual
Forma de apresentação..... Oral
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