Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9895

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Silas Teixeira de Souza
Orientador MARA RUBIA MACIEL CARDOSO
Título As condições de saúde das crianças e adolescentes deficientes com necessidades especiais na rede escolar municipal de Viçosa, Minas Gerais
Resumo A Lei da Inclusão vem assegurando a inclusão social das crianças e adolescentes portadoras de necessidades especiais em Viçosa (MG). Conquanto, a inclusão é um desafio diário vivenciado nas unidades escolares, sobretudo pela vulnerabilidade social e de saúde em que se encontram as crianças e adolescentes deficientes portadoras de necessidades especiais. Neste sentido, com vistas a desenhar melhores políticas públicas, este projeto objetiva realizar um mapeamento das condições social e de saúde destes escolares por meio de consultas de enfermagem. Entre as principais ações já desenvolvidas, destacam-se: (i) reunião com diretores das escolas municipais; (ii) levantamento das crianças e adolescentes matriculadas; (iii) reunião com enfermeiros e agentes de saúde das Estratégia de Saúde da Família; (iv) visita domiciliares. Até o momento, identificou-se que há 80 alunos com necessidades especiais matriculados em 15 escolas de Viçosa. A reunião realizada com a Secretária de Educação de Viçosa e com os diretores possibilitou-nos apresentar a proposta e importância deste projeto, evidenciando os possíveis desdobramentos a fim de melhorar políticas públicas na área. Envolver as equipes de saúde da família em que cada escolar esta adscrito nos permitiu ratificar a responsabilidade da Atenção Primária à Saúde como ordenadora da rede de saúde, além de permitir a criação de vínculo com as famílias, fundamental na relação profissional de saúde – paciente – comunidade. Para nortear as consultas de puericultura, utiliza-se um roteiro já desenvolvido pelos membros do projeto, ao qual se mostra efetivo no registro dos dados, sendo este composto por 10 campos globais de avaliação. Dezessete visitas domiciliares já foram realizadas, sendo a média de cada visita de 50 minutos. Cada visita realizada tem sido um momento singular e de riqueza para os envolvidos. Para o familiar, é uma oportunidade de dar voz e vez para suas necessidades humanas básicas afetadas. Para os acadêmicos, o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades inerente à prática do profissional enfermeiro. Para o ente público (prefeitura) - representado pelas equipes de saúde da família e diretores das escolas – a efetiva interlocução entre universidade-cidade, pois os frutos deste projeto tem suscitado uma ampla discussão para melhorias nas políticas públicas na inclusão social. Este projeto está em andamento, mas já evidencia que se faz necessário aprimorar as condições social e de saúde, resguardando o respeito e dignidade humana. Efetivando, com efeito, melhorias e em direção à real conquista política do direito social e à saúde, como dever do Estado e direito de todos.
Palavras-chave Enfermagem, Puericultura, Inclusão Social
Forma de apresentação..... Painel
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