Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9877

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Júnia Maria de Castro Soares Jacob
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Outros membros VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título Dinossauros: uma proposta de intervenção na Educação Infantil
Resumo O presente trabalho trata-se de um relato das ações desenvolvidas no projeto de intervenção intitulado “Dinossauros”. O planejamento e desenvolvimento de tal projeto foi uma exigência da disciplina EIN 386 - Ciências Naturais e Sociais, com a finalidade de possibilitar aos estudantes da disciplina a compreensão de questões relativas ao trabalho com ciências naturais e sociais na Educação Infantil. Foi desenvolvido com crianças na faixa etária de três anos de idade, na sala 3, período da manhã, do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), localizado na Universidade Federal de Viçosa. O projeto tem como tema central os dinossauros. Essa escolha justifica-se por meio de uma observação das atividades na sala 3 onde as crianças demonstraram à professora curiosidades sobre o assunto. No entanto, no momento a professora não podia falar sobre tal assunto, pois estava com outra atividade com as crianças e conversou com elas deixando para uma outra hora. Diante disso, percebeu-se ser a temática uma curiosidade das crianças, sendo portanto uma excelente oportunidade de aprofundar o conhecimento a partir do trabalho com projetos, com ênfase nas ciências sociais e naturais. O projeto teve como objetivo geral ampliar o conhecimento das crianças da sala 3 do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI/UFV) acerca da temática “Dinossauros”, construindo além disso, noções relacionadas ao conhecimento científico. As atividades foram desenvolvidas a partir de atividades lúdicas, pois acredita-se ser uma metodologia de excelência para proporcionar às crianças oportunidades para interagir com o mundo, favorecendo o desenvolvimento integral das mesmas. As atividades foram realizadas por meio de discussões em roda de conversa, em torno do tema do projeto, levando em consideração as informações que as crianças já possuíam e também foram incentivadas a levantarem hipóteses. A coleta de dados para posterior análise foi realizada por meio das anotações das falas das crianças, das observações e também por fotos. Como resultados alcançados acredita-se que as crianças tiveram oportunidades ricas e prazerosas de ampliarem seus conhecimentos acerca dos dinossauros, além de também aprenderem mais acerca das ciências naturais e sociais. Foi possível concluir, que em ambas as atividades desenvolvidas as crianças se envolveram significativamente, interagindo com as atividades, e com isso foi possível alcançar os objetivos esperados. Este projeto é de grande importância para a minha formação enquanto educadora infantil, devido ao fato de poder proporcionar as crianças o prazer da descoberta, dando oportunidade de fazer previsões, assegurando a compreensão, promovendo o raciocínio, estimulando o pensamento criativo e por fim, possibilitando-as refletirem sobre seus próprios sentimentos.
Palavras-chave dinossauros, educação infantil, ciências sociais e naturais
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.