Resumo |
O projeto Rede Idiomas é um dos projetos de extensão que acontece na Universidade Federal de Viçosa, vinculado a uma ONG nacional e também ao programa de extensão universitária Em Rede – Núcleo Viçosa, que visa o desenvolvimento cultural, social e intelectual da comunidade Viçosense abrangendo alunos que estão no Ensino Médio e da própria instituição de ensino da Universidade Federal de Viçosa. Por meio de eventos de internacionalização e de cursos presenciais de idiomas que são ministrados por membros voluntários da organização, são ofertados cursos nas modalidades de inglês, francês, italiano e alemão, com objetivo de impulsionar a aprendizagem de um novo idioma de uma maneira diferenciada valorizando as experiencias vividas no exterior pelos ex-bolsistas e ex-intercambistas. Propiciar um curso cultural introdutório e de línguas gratuitos à alunos muitas vezes de baixa renda, representa uma oportunidade aos alunos de conhecer uma nova língua, uma vez que falar outros idiomas, além dos benefícios profissionais e da vantagem competitiva que representa em termos curriculares, é uma promissora alternativa para interagir inteiramente com culturas de diversas partes do mundo; bem como auxiliar em discussões de como aplicar o aprendizado no cotidiano e no alcance de objetivos individuais, por exemplo, no acesso às oportunidades de intercâmbio muitas vezes oferecidas pela universidade, ou por instituições privadas. O ensino dos idiomas e imersão cultural é oferecido para toda a comunidade, totalizando no máximo 30 vagas em cada turma por semestre, de acordo os níveis dos idiomas ofertados e o número de instrutores disponíveis. Visando tal imersão cultural, os instrutores utilizam diversas ferramentas buscando sempre engajar os estudantes e estimular a aprendizagem dos idiomas para promover um ambiente de maior integração, utilizando por exemplo, o auxílio de mídias sociais, encontros com estrangeiros que estão em intercambio pela cidade, aulas temáticas, dinâmicas, momentos de lazer e até mesmo culinária, o que permite uma abordagem diferenciada de diversos aspectos das línguas. As temáticas das atividades são elaboradas pelos grupos de instrutores de cada idioma, sendo esses majoritariamente ex-intercambistas que possuem conhecimento avançado do idioma e vivência internacional em países que possuem determinada língua como materna. O feedback preenchido pelos alunos ao final de cada semestre, possibilita um aprimoramento das atividades e, em contrapartida, impulsiona os instrutores a desenvolverem atividades visando a formação de um estudante que possua leitura crítica de mundo, especialmente, no que diz respeito às culturas e as tradições de um povo e a inter-relação destas características com o aprendizado de determinado idioma. |