Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9866

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Teperino Pinho
Orientador BEATRIZ SANTANA CAÇADOR
Outros membros Amanda Morais Polati, Carolina Soares Dalfior, Dayse Carvalho Araújo, Eliza Cristina Clara Alves, João Vitor Andrade, Marco Aurélio Lomar de Oliveira, Milleny Tosatti Aleixo, Silas Teixeira de Souza
Título Terapia Comunitária na prestação de apoio e auxílio aos discentes de Enfermagem: um relato de experiência
Resumo A Terapia Comunitária (TC) foi sistematizada a partir de 1987, no Nordeste do Brasil, pelo psiquiatra e professor Prof. Dr. Adalberto Barreto, a partir das demandas e do protagonismo da própria comunidade e do apoio de diferentes atores. Realizada em grupo com o objetivo de promover e proteger a saúde bem como auxiliar na recuperação do sofrimento emocional, mental, relacional, social e físico, é um espaço de partilha e comunhão de experiências de vida, apoiando-se na construção de redes sociais solidárias. Considerando as fragilidades emocionais, a pressão vivenciada pelos estudantes de enfermagem, os desafios de morar longe da família e as vivências de sofrimento, o Centro Acadêmico de Enfermagem (CAENF) considerou oportuna a realização de uma roda de terapia comunitária a fim de oferecer apoio e espaço de escuta qualificada aos estudantes de enfermagem. OBJETIVO: Relatar a experiência de realização da Roda de TC, realizada no ano de 2017 no Departamento de Medicina e Enfermagem. MÉTODO: A Roda de TC foi construída com a participação de discentes de enfermagem e mediada por uma professora da UFV e membros do CAENF. Ocorreu em uma reunião com duração de 3 horas, livre e acolhedora para que os participantes pudessem compartilhar dificuldades e estratégias de enfrentamento acerca da temática abordada, visando a troca de experiências e a valorização dos saberes individuais como meios de mobilização de recursos próprios para a solução de problemas. RESULTADOS: Proporcionou-se, mediante a metodologia utilizada, a criação de uma “via de mão dupla”, na qual os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar a troca mútua de experiências, sendo sensibilizados sobre a importância de respeitar e valorizar os indivíduos dentro do seu contexto singular e integral. Além disso, foram desenvolvidas competências pelos discentes, como o planejamento/execução de atividades, trabalho em equipe, comunicação e empatia, tendo a ética e o reconhecimento da responsabilidade sócio-profissional como eixos essenciais para uma prática qualificada e sustentada em preceitos de humanização.CONCLUSÃO:Concluímos que a Roda de TC tem um grande potencial no ambiente acadêmico, pois contribuiu positivamente para a prevenção e promoção da saúde mental, gerando um sentimento de pertencimento e acolhimento aos discentes. Como desafios, ressaltamos a baixa adesão dos estudantes quando comparada às múltiplas demandas expressas de modo informal.
Palavras-chave Palavras-chave: Assistência em Saúde Mental, Saúde Mental, Psicoterapia de Grupo.
Forma de apresentação..... Painel
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