Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9863

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Francielle de Fátima Viana Santana
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Andréa Cristina Pimentel Carvalho, Josimar dos Santos Ladeira
Título A extensão universitária e a elaboração de jogos didáticos para o Ensino Médio: projeto Biolivro digitalis
Resumo A proposta pedagógica de elaboração de jogos didáticos tem como subsídio as
orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que apontam
para promoção de um aprendizado que transcenda a memorização de nomes de
organismos, sistemas ou processos. Pensando nisso, o projeto de extensão “Biolivro
digitalis: uma nova tecnologia de informação no aprendizado de Biologia” desenvolveu,
no primeiro semestre de 2018, cinco jogos que objetivam uma maior interação do
estudante com o conteúdo do terceiro ano do Ensino Médio, bem como a promoção da
construção do conhecimento. Os jogos elaborados foram: “Os Sete Erros da Síntese de
Proteica”, “Jogo da Memória sobre Mitose e Meiose”, “Bingo da Genética”,
“Cruzadinha do Sistema ABO” e “Jogo Evolução dos Minions”. O “Jogo dos Sete
Erros da Síntese Proteica” foi aplicado em uma escola pública do município de Viçosa -
MG, em uma turma de 24 estudantes. Ele continha sete imagens representativas dos
processos de replicação, transcrição e tradução. Essas imagens apresentavam erros que
deveriam ser corrigidos pelos alunos. A primeira imagem referia-se à conformação
tridimensional da estrutura do DNA, bem como à posição das bases nitrogenadas nessa
estrutura. A segunda e a terceira imagens consideravam o pareamento correto das bases
nitrogenadas e o número de ligações de hidrogênio entre essas bases, respectivamente.
A quarta e a quinta imagem relacionavam-se à utilização de uma das fitas de DNA
como molde para a produção do RNA, bem como a presença da base uracila na
estrutura dessa molécula. A sexta imagem referia-se ao processo de pareamento códon-
anticódon, enquanto a sétima relacionava-se aos aminoácidos especificados pelos
códons presentes no RNA mensageiro. Os alunos realizaram a atividade
individualmente e, posteriormente, avaliou-se a porcentagem de acertos de cada um.
Essa análise evidenciou que, nas atividades de número um, três, quatro, cinco e seis
houve 100% de acertos, enquanto nas atividades de número dois e sete, a porcentagem
de acerto foi de 91,5% e 66%, respectivamente. Adicionalmente, os alunos avaliaram,
de modo qualitativo, a importância e a eficiência do jogo. Alguns relatos dos estudantes
foram: “Gostei do aprendizado de forma descontraída”, “Eu gostei; achei muito fácil
para aprendermos”, “Nós achamos o jogo muito interessante e bem elaborado. Seria
muito bom se tivesse mais jogos assim”, “Achei muito divertido e bem colorido, o que
ajuda bastante a ver melhor o que é”, “Foi muito interessante. Deu para dar uma
aprofundada a mais na matéria” e “Eu gostei da aula pois, foi dinâmica e me ajudou a
entender melhor”. A análise dos dados permitiu concluir que a aplicação desse jogo
didático alcançou seus objetivos, promovendo a visualização do conteúdo, a
estimulação do aluno, a socialização dos estudantes e ainda uma prática positiva para o
professor e para o bolsista do projeto, que através dessa experiência consolida suas
expectativas para atuação em sala de aula.
Palavras-chave Jogo didático, extensão universitária, ensino-aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.