ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Ciências Biológicas |
Setor | Departamento de Biologia Geral |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | Outros |
Primeiro autor | Francielle de Fátima Viana Santana |
Orientador | MARA GARCIA TAVARES |
Outros membros | Andréa Cristina Pimentel Carvalho, Josimar dos Santos Ladeira |
Título | A extensão universitária e a elaboração de jogos didáticos para o Ensino Médio: projeto Biolivro digitalis |
Resumo | A proposta pedagógica de elaboração de jogos didáticos tem como subsídio as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que apontam para promoção de um aprendizado que transcenda a memorização de nomes de organismos, sistemas ou processos. Pensando nisso, o projeto de extensão “Biolivro digitalis: uma nova tecnologia de informação no aprendizado de Biologia” desenvolveu, no primeiro semestre de 2018, cinco jogos que objetivam uma maior interação do estudante com o conteúdo do terceiro ano do Ensino Médio, bem como a promoção da construção do conhecimento. Os jogos elaborados foram: “Os Sete Erros da Síntese de Proteica”, “Jogo da Memória sobre Mitose e Meiose”, “Bingo da Genética”, “Cruzadinha do Sistema ABO” e “Jogo Evolução dos Minions”. O “Jogo dos Sete Erros da Síntese Proteica” foi aplicado em uma escola pública do município de Viçosa - MG, em uma turma de 24 estudantes. Ele continha sete imagens representativas dos processos de replicação, transcrição e tradução. Essas imagens apresentavam erros que deveriam ser corrigidos pelos alunos. A primeira imagem referia-se à conformação tridimensional da estrutura do DNA, bem como à posição das bases nitrogenadas nessa estrutura. A segunda e a terceira imagens consideravam o pareamento correto das bases nitrogenadas e o número de ligações de hidrogênio entre essas bases, respectivamente. A quarta e a quinta imagem relacionavam-se à utilização de uma das fitas de DNA como molde para a produção do RNA, bem como a presença da base uracila na estrutura dessa molécula. A sexta imagem referia-se ao processo de pareamento códon- anticódon, enquanto a sétima relacionava-se aos aminoácidos especificados pelos códons presentes no RNA mensageiro. Os alunos realizaram a atividade individualmente e, posteriormente, avaliou-se a porcentagem de acertos de cada um. Essa análise evidenciou que, nas atividades de número um, três, quatro, cinco e seis houve 100% de acertos, enquanto nas atividades de número dois e sete, a porcentagem de acerto foi de 91,5% e 66%, respectivamente. Adicionalmente, os alunos avaliaram, de modo qualitativo, a importância e a eficiência do jogo. Alguns relatos dos estudantes foram: “Gostei do aprendizado de forma descontraída”, “Eu gostei; achei muito fácil para aprendermos”, “Nós achamos o jogo muito interessante e bem elaborado. Seria muito bom se tivesse mais jogos assim”, “Achei muito divertido e bem colorido, o que ajuda bastante a ver melhor o que é”, “Foi muito interessante. Deu para dar uma aprofundada a mais na matéria” e “Eu gostei da aula pois, foi dinâmica e me ajudou a entender melhor”. A análise dos dados permitiu concluir que a aplicação desse jogo didático alcançou seus objetivos, promovendo a visualização do conteúdo, a estimulação do aluno, a socialização dos estudantes e ainda uma prática positiva para o professor e para o bolsista do projeto, que através dessa experiência consolida suas expectativas para atuação em sala de aula. |
Palavras-chave | Jogo didático, extensão universitária, ensino-aprendizagem |
Forma de apresentação..... | Painel |