Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9862

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Kawara Fonseca Pacheco
Orientador ANDYARA DO CARMO PINTO COELHO PAIVA
Outros membros ADEMIR NUNES RIBEIRO JUNIOR, Barbara Barboza Fontes, Luciano Côrtes Paiva, Nádia Vaz Sampaio
Título Suporte básico e avançado de vida: uma oficina educativa no centro cirúrgico
Resumo Introdução:entre as emergências clínicas que causam ameaça à vida, a parada cardiorrespiratória (PCR) é considerada a mais dramática. É uma intercorrência inesperada, que constitui um grave problema de saúde pública e uma das principais causas de morte no mundo. A chance de sobrevida está diretamente relacionada ao atendimento rápido e eficaz que determina a preservação da vida, o restabelecimento da saúde e a diminuição das incapacidades. Considerando a relevância do tema, o Projeto de Extensão “A hora do por quê” promoveu uma capacitação dos profissionais de enfermagem, no Centro Cirúrgico, sobre o Suporte Básico de Vida (BLS) e o Suporte Avançado de Vida (ACLS). Para isso, utilizou-se como metodologia a simulação realística como uma possibilidade de ensino que engloba não somente as habilidades técnicas, mas o gerenciamento de crise, liderança do trabalho em equipe e raciocínio clínico em situações críticas.Objetivo: relatar a experiência da capacitação sobre PCR à técnicos de enfermagem e enfermeiros no Centro Cirúrgico em um hospital de Viçosa-MG. Descrição das principais ações: participaram do treinamento 14 técnicos e 2 enfermeiros, divididos igualmente em dois dias. O tempo de treinamento foi de uma hora em cada oficina, sendo desenvolvidas as seguintes atividades: dinâmica de mitos e verdades sobre a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP); simulação realística de uma PCR; demonstração e realização da massagem cardíaca pelos técnicos de enfermagem e enfermeiro; explicação do fluxograma de PCR aos profissionais e, posteriormente, anexado na sala de recuperação pós anestésica, visível a todos; demonstração do carrinho de medicamentos e do desfibrilador; passagem de um vídeo sobre RPC; conclusão da capacitação e respostas das dúvidas. Resultados alcançados até o momento: buscou-se com a capacitação a prática baseada em evidência, para consolidação de uma assistência de enfermagem científica e qualificada. Os profissionais de enfermagem avaliaram positivamente a capacitação. Houve participação e interação da equipe com os membros do projeto nas atividades propostas. Trouxe uma reflexão da assistência prestada por eles, possibilitando sanar as dúvidas e compartilhar as experiências, evidenciando as interfaces da teoria e da práticas de enfermagem. Os profissionais demonstraram grande satisfação com o tema trabalhado pelos integrantes do projeto e emergiram outras questões relevantes que causam dúvidas e inquietações à serem desenvolvidas em outros encontros. Conclusões: a oficina estimulou a equipe à adotar uma postura crítica reflexiva na prática profissional. Dessa forma, acredita-se que o compartilhamento dos saberes dá subsídios para que o profissional repense o seu cuidado e baseia as suas ações em informações mais atualizadas, visando uma assistência de enfermagem qualificada e respaldada em evidências científicas.
Palavras-chave Enfermagem, Educação Permanente, Centro Cirúrgico
Forma de apresentação..... Painel
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