Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9853

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Laylla Meireles de Souza
Orientador BEATRIZ SANTANA CAÇADOR
Outros membros Ana Carolina Nunes Almeida, Dirce Medeiros Cunha, Isabella Cristina Bitencourt de Lima, Lanna de Castro Cabral Goncalves
Título Conversando sobre Higiene: relato de experiência sobre atividade de educação em saúde em uma creche municipal
Resumo Introdução: O cuidado corporal é uma prática diária que deve ser ensinada às crianças, primeiramente pelos pais, mas a escola tem papel importante na construção dessa prática. Sendo ele não só de apoiar os pais como também proporcionar momentos em que as crianças possam aprender de forma ativa e dinâmica os conceitos que são trabalhados em casa. A enfermagem pode e deve atuar em conjunto com as escolas para, além de construir e instruir o cuidado com a higiene corporal, trabalhar questões muito prevalentes em crianças, como doenças infecto parasitárias e agravos transmitidos por contágio aos quais estão ligadas aos hábitos de higiene e formar e fortalecer o vínculo com as crianças da comunidade.Objetivo:relatar a experiência de estudantes de enfermagem sobre a realização de atividade de educação em saúde na Escola M. P.Francisco José da Silva Nova-Viçosa.Descrição das principais ações:a experiência ocorreu no dia 26/07/2018 com 39 crianças de 4-5 anos,o tema trabalhado foi Conversando sobre higiene.O intuito foi construir um conceito sobre higiene corporal e dialogar sobre doenças parasitárias. Para isso a atividade foi estruturada em dois momentos: no primeiro momento foi feito uma “Caça ao tesouro”, em que as crianças tiveram a oportunidade de procurar produtos de higiene pessoal, previamente escondidos, pela sala. Após todos os produtos serem encontrados, fez-se uma roda de conversa na qual as crianças tinham a oportunidade de dizer o que sabiam sobre cada produto. Em seguida foi apresentado às crianças uma história contada com fantoches e ao final foi entregue um certificado de participação da atividade para todas as crianças.Resultados alcançados: a atividade teve adesão das crianças que participaram ativamente dos dois momentos. Realizaram as atividades com entusiasmo e puderam compreender a mensagem trabalhada de forma lúdica através das brincadeiras e fantoches. Foi possível perceber que nem todas as crianças conheciam todos os objetos de higiene. Além disso, foi possível evidenciar outra face da Enfermagem que não a hegemônica cuja representação limita-se à prática de “dar injeção”, como foi dito por algumas crianças ao serem perguntadas se eles sabiam quem era o enfermeiro. A educação em saúde é uma das dimensões do cuidado de enfermagem e foi possível, como estudante, vivenciar esta dimensão e aprimorar as competências e habilidades como adequação do método de ensino e linguagem ao público alvo, instigar a participação ativa dos educandos e valorizar seus saberes prévios.Conclusão:a atividade educativa configurou-se como um momento rico de ensino-aprendizado, por meio do qual foi possível construir junto das crianças conceitos de higiene e cuidado corporal em linguagem adequada ao público e permitindo que as crianças pudessem ser empoderadas de seu cuidado. Apesar de ter resultados positivos, evidencia-se a necessidade de continuidade das ações de educação em saúde sobre este tema e outros na escola.
Palavras-chave higiene corporal, doenças parasitárias, crianças
Forma de apresentação..... Painel
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