Resumo |
Introdução: O cuidado corporal é uma prática diária que deve ser ensinada às crianças, primeiramente pelos pais, mas a escola tem papel importante na construção dessa prática. Sendo ele não só de apoiar os pais como também proporcionar momentos em que as crianças possam aprender de forma ativa e dinâmica os conceitos que são trabalhados em casa. A enfermagem pode e deve atuar em conjunto com as escolas para, além de construir e instruir o cuidado com a higiene corporal, trabalhar questões muito prevalentes em crianças, como doenças infecto parasitárias e agravos transmitidos por contágio aos quais estão ligadas aos hábitos de higiene e formar e fortalecer o vínculo com as crianças da comunidade.Objetivo:relatar a experiência de estudantes de enfermagem sobre a realização de atividade de educação em saúde na Escola M. P.Francisco José da Silva Nova-Viçosa.Descrição das principais ações:a experiência ocorreu no dia 26/07/2018 com 39 crianças de 4-5 anos,o tema trabalhado foi Conversando sobre higiene.O intuito foi construir um conceito sobre higiene corporal e dialogar sobre doenças parasitárias. Para isso a atividade foi estruturada em dois momentos: no primeiro momento foi feito uma “Caça ao tesouro”, em que as crianças tiveram a oportunidade de procurar produtos de higiene pessoal, previamente escondidos, pela sala. Após todos os produtos serem encontrados, fez-se uma roda de conversa na qual as crianças tinham a oportunidade de dizer o que sabiam sobre cada produto. Em seguida foi apresentado às crianças uma história contada com fantoches e ao final foi entregue um certificado de participação da atividade para todas as crianças.Resultados alcançados: a atividade teve adesão das crianças que participaram ativamente dos dois momentos. Realizaram as atividades com entusiasmo e puderam compreender a mensagem trabalhada de forma lúdica através das brincadeiras e fantoches. Foi possível perceber que nem todas as crianças conheciam todos os objetos de higiene. Além disso, foi possível evidenciar outra face da Enfermagem que não a hegemônica cuja representação limita-se à prática de “dar injeção”, como foi dito por algumas crianças ao serem perguntadas se eles sabiam quem era o enfermeiro. A educação em saúde é uma das dimensões do cuidado de enfermagem e foi possível, como estudante, vivenciar esta dimensão e aprimorar as competências e habilidades como adequação do método de ensino e linguagem ao público alvo, instigar a participação ativa dos educandos e valorizar seus saberes prévios.Conclusão:a atividade educativa configurou-se como um momento rico de ensino-aprendizado, por meio do qual foi possível construir junto das crianças conceitos de higiene e cuidado corporal em linguagem adequada ao público e permitindo que as crianças pudessem ser empoderadas de seu cuidado. Apesar de ter resultados positivos, evidencia-se a necessidade de continuidade das ações de educação em saúde sobre este tema e outros na escola. |